A equipe assistencial

espaço para o psíquico

Autores

  • Roosevelt Moisés Smeke Cassorla Professor Titular convidado da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Resumo

Ninguém questiona, atualmente, que a promoção da saúde e o atendimento ao doente e sua doença devam ocorrer através de equipes multiprofissionais, que se propõem a caminhar rumo à interdisciplinaridade. Isto implica em trocas de experiências entre os vários profissionais, fertilizando-se mutuamente, diferente do atendimento por vários profissionais, que dividem o paciente em partes, cada qual tentando cuidar de uma delas. Sair deste modelo e caminhar para uma verdadeira equipe é uma tarefa árdua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASSORLA, R.M.S. Lidando com AIDS. Uma experiência de supervisão de equipe multiprofissional. In: . Da morte: estudos brasileiros. Campinas: Papirus, 1991. p.231-241.

Comunicação primitiva e contrarreações na Situação analítica. Arq Psiquiat, Psicoterapia e Psicanálise. v.2, n.2, p. 11-34, 1995.

No emaranhado das identificações projetivas com adolescentes e seus pais: interior. Rev Psicanálise, v.2, 1996, (no prelo).

TIZÓN, J, Atención prànaria en salud mental. Barcelona. Doyma, 1994.

Downloads

Publicado

1997-04-30

Como Citar

Moisés Smeke Cassorla , R. (1997). A equipe assistencial: espaço para o psíquico. Revista De Ciências Médicas, 6(1). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/cienciasmedicas/article/view/11381

Edição

Seção

Anátomo-Clínica