Satisfação e qualidade na atenção à saúde do idoso
Palavras-chave:
idoso, morbidade, qualidade dos cuidados de saúde, satisfação do pacienteResumo
Objetivo
Analisar a qualidade dos cuidados ao idoso em um serviço primário de saúde por meio da satisfação do usuário e estudo de morbidade.
Métodos
Nesta investigação buscou aliar a abordagem participativa centrada no usuário, com a avaliação de resultados do processo de atenção sintetizados nos diagnósticos registrados em comparação com aqueles expressos pelos usuários. Foram realizadas 68 entrevistas domiciliares e feito o levantamento dos prontuários dos usuários do Centro de Saúde Jardim Ipaussurama, Campinas, São Paulo, com 60 anos ou mais (amostra aleatória de 36,6% desta população), sendo 29 homens e 39 mulheres.
Resultados
Na avaliação do serviço mostrou-se essencial a participação dos usuários estimulando a expressão de observações, restrições e recomendações. Quanto à morbidade observou-se diferença significativa entre a morbidade de demanda e a populacional, o que representa um achado original e passível de discussão metodológica.
Conclusão
O quadro de morbidade constitui um parâmetro de avaliação da qualidade do processo e do resultado do trabalho dos profissionais de saúde, principalmente quando articulado à avaliação da satisfação dos usuários.
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