Transtorno do défict de atenção

Autores

  • Josiane Maria de Freitas Tonelotto
  • Bruno Francisco de Freitas Tonelotto

Palavras-chave:

transtorno do deficit de atenção, atenção, hiperatividade motora, pessoas portadoras de deficiencia

Resumo

Transtorno do Déficit de Atenção é um transtorno neuropsiquiátrico crônico, caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiper-atividade e impulsividade. É prevalente em até 10% da população escolar e frequentemente é identificado quando a criança cursa as duas primeiras séries do ensino fundamental. É comumente observado na infância e frequentemente persiste na vida adulta. Pode manifestar-se em concomitância com o Transtorno da Conduta, Transtorno Desafiador de Oposição, Transtornos da Aprendizagem, Ansiedade e Depressão. A etiologia do Transtorno do Déficit de Atenção é multifatorial e sabe-se que atinge mais meninos que meninas; o diagnóstico, que deve ser multidisciplinar, muitas vezes resulta impreciso, devido ao uso de metodologia inapropriada. O processo de intervenção compreende assistência psicoeducacional, medicação, orientação dos pais e terapia familiar, com o objetivo principal de promover a adaptação da criança, tanto ao ambiente familiar, quanto ao acadêmico e Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Galili-Weisstub E, Segman RH. Attention deficit and hyperactivity disorder: review of genetic association studies. lsr J Psychiatry Relat Sei 2003; 40(1):57-66.

Birch SH, Ladd GW. Children's interpersonal behaviors and the teacher child relationship. Dev Psychol 1998; 34(5):934-46.

Merrel KW. An investigation of relationships between social behavior and ADHD in children and youth: construct validity of the home and community social behaviors scales. J Emotional Behav Disorders 2001; 34(1 ):24-36.

Barkley RA. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment. New York: Guilford Press; 1998.

Barry TO, Kingler RDLG. Academic underachievement and Attention Deficit/ Hyperactivity Disorder: the negative impact of symptom severity on school performance. J Sch Psychol 2002; 40(3):259-83

Johnston C, Murray C, Hinshaw SP, Pelam Jr, WE, Hoza B. Responsiveness in interactions of mothers and sons with ADHD: relations to maternal and child characteristics. J Abnorm Child Psychol 2002; 30:77-88.

Barkley RA. Attention-deficit/hyperactivity disorder, self-regulation, and time: toward a more comprehensive theory. J Dev Behav Pediatr 1997; 18(4):271-9.

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 3th ed. Washington, DC: American Psychiatric Association; 1987.

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington, DC: American Psychiatric Association; 1994.

Barabaz M, Barabaz A. Attention deficit disorder: diagnosis, etiology and treatment. Child Study J, 1996; 26(1):1-37.

Gaub M, Carlson CL. Behavioral characteristics of DSM-IV ADHD subtypes in a school-based population. J Abnorm Child Psychol 1997; 25(2): 103-11.

Barbaresi WJ, Katusic SK, Colligan RC, Pankratz VS, Weaver AL, Weber KJ, et ai. How common is Attention Deficit-Hyperactivity Disorder? Arch Pediatr Adolesc Med 2002; 156:217-24.

Wender EH. Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: Is it common? Is it overtrated. Arch Pediatr Adolesc Med 2002; 156:209-1 O.

Herpertz SC. Psychophisiological responses in ADHD boys with and without conduct disorder: implication for adult behavior. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 2001; 40(1 O): 1222-30.

Guardiola A, Fuchs FD, Rotta NT. Prevalence of attention deficit hyperactivity disorder in students. Arq Neuropsiquiatr 2000; 58(2B):401-07.

Rohde LA. ADHD in a school sample of brazilian adolescents: a study of prevalence, comorbid conditions, and impairments. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 1999; 38(6):716-22.

Carrasco MAA, Cata la MA, Gomez-Beneyto M. Estudio de la prevalencia dei transtorno por déficit de atención com hiperactividad en nifios de 1 O anos residentes en el município de Valencia. Acta Luso-Esp Neural Psiquiat 1995; 23(4): 184-8.

Sell-Salazar F. Síndrome de hiperactividade y deficit de atención. Rev Neurol 2003; 37(4):353-8.

National Attention Deficit Disorder Association. What is ADD/ADHD? 1998 [cited 2004 Feb 2]. Available from: http://www.add.org/content/ interview/peter. htm

Foodman A, McPhillips K. ADO and soft signs. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 1996; 35(7):841-2.

O'Connell KL. Attention deficit hyperactivity disorder. Pediatr Nurs 1996; 22(1 ):30-3.

Tirash E, Cohen-Ophir M, Davidivitch M, Cohen A. Learning disabilities with and without attention-deficit hyperactivity disorder: parents' and teachers' perspectives. J Child Neural 1998; 13(6):270-6.

Ostrander R, Weinfurt KP, Yarnold PR, August GJ. Diagnosing attention deficit disorders with the behavioral assessment system for children and the child behavior checklist: test and construct validity analyses using optimal discriminant classification trees. J Consult Clin Psychol 1998; 66(4):660-72.

Carlson E, Jacobvitz D, Sroufe LA. A developmental investigation of inattentiveness and hiperactivity. Child Dev 1995; 66(1 ):37-54.

Compains B, Alvarez MJ, Royo J. EI nino con transtorno por déficit de atención-hiperactividad (TDA-H) Abordaje terapéutico multidisciplinar. Ann dei Sistema Sanitario de Navarra 2002; 25 (supll 2):93-108.

McGoey KE, Eckert TL, DuPaul GJ. Early intervention for preschool-age children with ADHD: a literature review. J Abnorm Child Psychol 2002; 31 :427-45.

Downloads

Publicado

2004-09-25

Como Citar

Tonelotto, J. M. de F., & Tonelotto, B. F. de F. (2004). Transtorno do défict de atenção. Revista De Ciências Médicas, 13(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/cienciasmedicas/article/view/1222

Edição

Seção

Atualização