Saúde, doença e enfermagem: suas representações sociais para estudantes de enfermagem
Palavras-chave:
educação em enfermagem, psicologia social, representações sociaisResumo
As práticas dos profissionais de saúde requerem uma reflexão constante, que consiste em conhecer as concepções de saúde e doença que afetam a esses profissionais. Desde a formação acadêmica, essas concepções devem ser desvendadas, buscando-se formar profissionais críticos, reflexivos e transformadores da realidade. Saber se os alunos identificam a existência de práticas inovadoras torna-se importante, pois estas também são responsáveis pelas transformações das representações sociais das idéias e dos objetos. Neste estudo, a amostra constituiu-se de quinze graduandos em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, em diferentes momentos da formação acadêmica. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, que foram transcritas e os conteúdos das falas trabalhados no software ALCESTE 4.0. Os dados obtidos foram analisados sob à luz da Teoria das Representações Sociais. Apesar de ainda haver permanências do conceito de saúde como bem-estar físico e do conceito da prática do enfermeiro como sendo estar restrita aos seus aspectos biológicos, vislumbra-se que, no decorrer da graduação, tem havido mudanças nas representações dos alunos em relação às suas concepções de saúde e doença e de sua prática da enfermagem.
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