A monografia no curso de Terapia Ocupacional

uma experiência que está dando certo

Autores

  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua
  • Rosibeth del Carmen Muñoz Palm

Palavras-chave:

terapia ocupacional, educação, métodos, pesquisa metodológica em terapia ocupacional, curriculum

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de pesquisa documental e relato de docentes, a trajetória da construção de um projeto de Orientação de Monografia desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da PUC-Campinas, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, entre docentes do Departamento de Terapia Ocupacional, responsáveis pela orientação temática, e os docentes do Departamento de Disciplinas Filosóficas Auxiliares, responsáveis pela orientação metodológica. O impacto deste processo no currículo do Curso de Terapia Ocupacional trouxe significativos avanços no que se refere à reestruturação curricular, aos projetos de capacitação docente, à produção de trabalhos monográficos inovadores na área e à organização de um acervo bibliográfico de referência para o curso. Neste sentido, ao mesmo tempo em que se foi avançando na sistematização de uma metodologia para orientação individual dos alunos, construiu-se uma proposta alternativa de avaliação do trabalho monográfico, que leva em conta os critérios científicos para avaliação da monografia, bem como o processo dos alunos nestes diferentes momentos de construção do conhecimento e da articulação teoria-prática. Conclui-se apontando novos indicadores para reflexão sobre a prática pedagógica e aprimoramento do processo de desenvolvimento do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORINI, M., PALM, C.M. Reestruturação curricular do Curso de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas. Revista de Ciências Médicas da PUCCAMP, Campinas. v.6, n.2/3, p.99-104, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação Superior, Edital n.4197 (dezembro/97). Brasília, 4p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 776/07 de 31 de dezembro de 1997. Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Brasília, 1997.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.92p.

FRANCISCO, B.R. Terapia ocupacional. Campinas: Papirus, 1988.83p.

LÜDKE, M. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista ANDE, v.12, n.19, p.31-37,1993.

PÁDUA, E.M.M. Iniciação à pesquisa em terapia ocupacional: resultados e tendências de uma década de experiências na PUCCAMP. Revista de Terapia Ocupacional da USP, São Paulo, v.2,

PÁDUA, E.M.M. Programa básico de metodologia da pesquisa. Campinas: Puccamp Instituto de Filosofia, 1991 b. 87p. Relatório de Pesquisa. (Mimeografado).

PADUA, E.M.M. O trabalho monográfico como iniciação à Pesquisa na Graduação In: CARVALHO, M.C.M. (Org.). Construindo O saber: fundamentos e técnicas de metodologia científica. 4.ed. Campinas: Papirus, 1994. Cap. 5.

PÁDUA, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. 4.ed. Campinas Papirus, 1998. p.101.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Instituto de Filosofia. Projeto Pedagógico do Departamento de Disciplinas Filosóficas Auxiliares. Campinas, 1992. 18p.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Faculdade de Ciências Médicas. Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. Campinas, 1993. 31p.

SAUL, A.M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 1988. p. 136.

Downloads

Publicado

2000-04-30

Como Citar

Pádua, E. M. M. de, & Palm, R. del C. M. (2000). A monografia no curso de Terapia Ocupacional: uma experiência que está dando certo. Revista De Ciências Médicas, 9(1). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/cienciasmedicas/article/view/1335

Edição

Seção

Artigos Originais