PATROES DA MIDIA NO BRASIL.:
O CASO DO PARA

Maria do Socorro Furtado VELOSO®

RESUMO

O processo de formagdo do. patronato de midia no Para
¢ o tema deste artigo, que sintetiza resultados de tese de
doutoramento apresentada a ECA/USP. Naquele Estado
amazodnico, o campo da comunicagdo ¢ dominado por
dois grupos — as Organizagdes Romulo Maiorana e a
Rede Brasil Amazénia — comandados pelas familias
Maiorana e Barbalho, respectivamente. A disputa pelo
controle da industria de comunicagdo local reitera as
condi¢des de funcionamento da grande midia brasileira,
com a permanente associa¢do das empresas a grupos da
elite politica regional. A base tedrica do artigo contempla
analises de Lima, Kucinski, Adorno, Chomsky, Herman e
Sodré. Como procedimento metodologico, utiliza pesquisa
documental e anélise de contetido.

Palavras-chave: Midia e politica; Imprensa paraense; Grupo
ORM; Grupo RBA .

Professora Adjunta do Departamento de Comunicagio da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN). Integra os grupos de pesquisa Comunicagdo, Cultura e Midia (UFRN) e Jornalismo
Popular e Alternativo (ECA-USP). Jornalista e Doutora em Ciéncias da Comunica¢do (USP).
e-mail: socorroveloso@uol.com.br

Comunicarte - N°36

=~



20

Maria do Socorro Furtado VELOSO

ABSTRACT

The building process of media employers at Para is the main
issue in this article, which synthesizes the thesis presented at
ECA/USP. At that Amazonian state, the communication field is
dominated by two groups — Organiza¢do Romulo Maiorana
and Rede Brasil Amazonia — led by Mayorana and Barbalho
families, respectively. The dispute for the local media
control reinforces how the Brazilian mass media works,
permanently working in association with the local political
elite. The theoretical basis of this article is built with Lima,
Kucinski, Adorno, Chomsky, Herman and Sodré’s analysis.
Its methodological procedures are based on documental and
bibliographic research and content analysis.

Key words: Media and politics, Paras press;, ORM Group;
RBA Group.

INTRODUCAO

s condi¢des de funcionamento da industria midiatica no Pard, e
suas relagdes com as instincias de poder politico e econdmico
local, sdo o tema deste artigo — que sintetiza os resultados de

um estudo sobre o processo de formagdo do patronato de comunicagdo
naquele Estado amazdnico [1].

O campo da midia de massa no Pard ¢ dominado, hoje, por dois
grandes grupos: as Organizagdes Romulo Maiorana (ORM), pertencentes
a familia Maiorana, e a RBA (Rede Brasil Amazonia), do ex-govemnador,
ex-ministro e atual deputado federal Jader Barbalho (PMDB). Ambos
detém, respectivamente, a concessdo dos principais canais de TV do
Estado: TV Liberal (Canal 7), retransmissora da TV Globo e lider de
audiéncia local; e a TV RBA (Canal 13), retransmissora da Bandeirantes
[2]. Também sdo donos de dois dos maiores jornais impressos da regido
Norte: O Liberal, dos Maiorana, e o Didrio do Para, dos Barbalhe.

O grupo RBA detém trés emissoras de radio na capital — Clube AM,



Patroes da midia no Brasil: o caso do Para

Di4rio FM e 99 FM — e cinco no interior do Estado, enquanto as ORM ¢

sdo proprietarias de um segundo jornal impresso diario, 0 Amazoénia, uma
emissora de TV a cabo, duas emissoras de radio na capital — Liberal AM
e Liberal FM — e quatro no interior, um portal de internet, além de oito
emissoras de TV no interior.

Em setembro de 2007 o grupo Liberal — como também.serdo
chamadas as ORM neste trabalho — firmou contrato com a Radio Globo
visando unir, via satélite, a Liberal AM e a emissora da familia Marinho.
Também foi acertada a criagdo da radio Liberal/CBN (FM), com produgio
local para a rede noticiosa das Organiza¢des Globo.

Aindustria midiatica paraense reitera as formas de funcionamento
da industria cultural brasileira, caracterizada pela presenga dominante
de grupos familiares e pela alianca com as elites de poder locais
(LIMA, 2001). Esses grupos estdo a frente de alguns dos principais
conglomerados de comunicagdo no Brasil, como é o caso da Rede
Globo (familia Marinho), SBT (Abravanel) e Bandeirantes (Saad), e se
consolidaram por meio da propriedade cruzada na radiodifusdo (radio
e televisdo) e/ou na midia impressa (jornais e revistas). Neste cenario
destacam-se também as familias Civita (Abril), Frias (Folha de S. Paulo)
e Mesquita (O Estado de S. Paulo).

Com propriedade estimada em 227 veiculos, incluindo os afiliados,
a Globo € o unico dos grupos a atuar em todos os segmentos (TV,
radio, jornal, revista, internet, filmes, editora, gravadora). Presente nos 27
Estados, a familia Marinho estd associada aos mais importantes grupos
regionais e lidera o mercado de publicidade, detendo mais de 50% das
verbas (WEISSHEIMER, 2006).

Regionalmente, a associagéio com as redes de TV nacionais, por meio
de filiagdo, € o principal elemento impulsionador da irifluéncia que os grupos
familiares exercem em seus estados. E o caso dos Sirotsky (Rede Brasil Sul
— RBS), do Rio Grande do Sul, a principal expressdo do poder midiatico
regionalizado no pais. No Nordeste, a indastria de comunicagio ¢ dominada
pelas familias Magalhdes (Bahia), Alves (Rio Grande do Norte), Sarney
(Maranhdo), Collor (Alagoas) e Jereissati (Ceara). No Norte, além dos
Maiorana e Barbalho no Para, ha presen¢a expressiva da familia Daou

Comunicarte - N°36



Maria do Socorro Furtado VELOSO

(Amazonas). No Centro-Oeste, predominam as familias Camara (Goias,
Distrito Federal e Tocantins) e Zahran (Mato Grosso € Mato Grosso do Sul).

Mantidos por oligarquias empresariais e politicas, os veiculos
de comunicagdo regionais sofisticaram-se na forma, mas se mantém
conservadores na concep¢do do conteudo. Neles predomina a visdo
hegemoénica, que superficializa os acontecimentos, submetendo-os ao
chamado “pensamento tinico”, em contraponto a um mundo cada vez mais
complexo e plural. Na perspectiva de Adorno, a velocidade das mudangas
dissimula a auséncia de transformagdo:

O que na industria cultural se apresenta como um progresso, o
insistentemente novo que ela oferece, permanece, em todos 0s seus ramos,
a mudang¢a de indumentaria de um sempre semelhante; em toda parte
a mudang¢a encobre um esqueleto no qual houve tdo poucas mudangas
como na propria motivagdo do lucro desde que ela ganhou ascendéncia
sobre a cultura (ADORNO, 1975, p. 289).

A linha editorial dos periddicos locais conduz invariavelmente
a conclusdo de que os interesses de seus dirigentes sdo tratados como
prioridade absoluta. Esses interesses, obviamente, estdo muito distantes do
conceito de informagdo como um bem social, ao qual todos poderiam ter
acesso, indiscriminadamente.

E bastante provavel que os habitantes de um dos Estados mais pobres
da Federagdo — o que contradiz a presenga, em seu territorio, da maior
provincia mineral do planeta, Carajas [3] — ndo se percebam nesta condi¢@o
ao consumir o conteudo noticioso produzido pela imprensa da terra. Nas
paginas dos jornais didrios € nos jornalisticos produzidos por emissoras
de radio e TV, esportes, fait divers, colunas sociais e vida de celebridades
disputam espaco com o material fornecido pelas agéncias de noticias
nacionaise internacionais, cujo valor intrinseco, se ndo deve ser desmerecido,
pouco contribui para a constitui¢do de um senso critico permanente face as
demandas da cultura, da politica e da economia regionais.

Essas limitagdes certamente sdo fruto das castragdes a que as
empresas de comunicagdo estdo submetidas em decorréncia dd& modelo
altamente concentrador de renda:



Patroes da midia no Brasil: o caso do Para

a [castragdo] do anunciante, em primeiro lugar, e a do governo, em
segundo, que ndo ¢ so um dos maiores anunciantes, como dono do poder
de aprovar ou cassar as concessoes para operagdes dos canais de rddio
e TV em todo o Pais (BORIN, 1987, p. 47).

A pluralidade de opinides, que seria natural e desejavel em
um ambiente democrético, cede espago ao que Nelson Werneck Sodré
identifica como uma “impressionante uniformidade de posi¢des”. Em
introducdo a edigcdo de 1999 da obra Historia da imprensa no Brasil, o
historiador constatou: “[...] No momento, por exemplo, todos os grandes
jornais apdiam o neoliberalismo adotado pelo governo brasileiro, uns com
mais veeméncia, com menos veeméncia outros” (SODRE, 1999, p. XVI).

MATRIZ HISTORICA: O POPULISMO GETULISTA

A luta pela dominag¢do do mercado de comunicagdes do Para entre
os grupos Liberal e RBA comegou nos anos 1980 e inclui ingredientes
que extrapolam a concorréncia comercial: ambos polarizam também no
campo da politica. O embate de conotagdes ao mesmo tempo partidarias
e empresariais estd inserido em um quadro de contendas que remontam &
primeira metade do século XIX no Para [4].

’

E uma histéria marcada por episddios que colocam em segundo
plano o conflito de idéias: atentados, perseguicdes, agressdes, atos de
vandalismo, assassinatos e até uma revolta popular, a Cabanagem, estdo
inscritos na trajetoria do jornalismo paraense.

Nessa perspectiva, a imprensa do Para pode ser pensada em trés
fases: a primeira, inaugural, onde os jornais sdo produzidos artesanalmente
e investem no tom panfletario, ajudando a nutrir os debates em torno
das guerras pela Independéncia; a segunda, quando a imprensa pds-
republicana comeca a se profissionalizar, mas permanece dominada pela
viruléncia das paixdes politicas, sendo estas a sua principal razio de ser;
€ a terceira, quando os jornais se organizam em industrias culturais cuja
marca ¢ o monopolio da informagdo, enquanto permanecem atrelados a
grupos politicos. A diferenga, agora, é que esse atrelamento acontece de
modo quase sempre escamoteado [5].

Comunicarte - N°36

k

&

e

L



Maria do Socorro Furtado VELOSO

Observe-se ainda que os dois maiores grupos de comunicag¢do do
Estado tém origem na mesma matriz historica: o populismo de inspiragdo
getulista que dominou a cena politica local entre as décadas de 1930 e
1950. O Liberal foi langado em 1946 pelo interventor Joaquim Magalhies
Barata, nomeado por Getulio Vargas apos a Revolugdo de 1930. Fundador
do Diério do Pard, Jader Barbalho é herdeiro politico dos “baratistas”,
como eram chamados os seguidores de Magalhdes Barata [6].

ORM, O GRUPO DOS MAIORANA

O maior grupo de comunicagdo do Pard, comumente chamado
de Liberal, ou ORM (Organiza¢gdes Romulo Maiorana), comegou a se
constituir em 1966, quando o pernambucano Romulo Maiorana adquiriu o
vespertino fundado por Magalhdes Barata nos anos 1940.

Dono de uma cadeia de lojas no centro de Belém, Romulo era
reconhecido pela vocagdo para os negdcios. Por meio de um empréstimo,
comprou O Liberal do engenheiro Ocyr Proenga. Com Ocyr, o jornal
abandonara os herdeiros do baratismo, passando a apoiar o golpe militar
de 1964 e seus representantes no Pard, especialmente o governador Alacid
Nunes. Quando foi comprado por Romulo, vendia poucos exemplares e
tinha uma oficina em péssimas condigdes.

O processo de transformac¢do do antigo jornal de partido em
empresa comega em 1967, com a aquisi¢do de uma rotativa no Maranhdo.
O Liberal ganha nova feig¢do gréafica, enquanto o noticiario politico cede
espago a noticias de esportes, cidades, policia e colunismo social. O
contetdo € refor¢ado por agéncias nacionais e internacionais, € o horario
de fechamento e circulagdo, paulatinamente reduzido. Em pouco tempo,
o jornal passou a chegar nas primeiras horas da manha as bancas. Ainda
ndo havia cursos de jornalismo no Para e estudantes de direito e recém-
formados foram contratados para a redagdo (MOTA, 1987, p. 70-72).

Romulo promoveu um salto tecnoldgico na impressdo em 1972, ao
adquirir o primeiro sistema de impressdo off-set do Para e um dos primeiros
do Brasil. Nesta ocasido, ja liderava o setor de jornais no Estado.



Patroes da midia no Brasil: o caso do Para

Em 1976 o empresario fundou a TV Liberal, equipando-a em
menos de um ano. Em pouco tempo a emissora se filiaria 3 Rede Globo.
Lucio Flavio Pinto sustenta que Romulo tinha problemas com os militares
em fungdo do comércio ilegal nos anos 1960 e precisou recorrer a um
“contrato de gaveta” para criar a tevé:

[...] Romulo ndo péde colocar a emissora em seu nome, embora fosse
seu dono. Os drgdos de informagdo ainda mantinham em sua ficha a
nodoa do contrabando. O regime militar ainda estava no movimento
aftuente do seu moralismo (o golpe de 1964 foi dado no Pard a pretexto
de combater a subversdo e a corrupgdo). Néo concordava em transferir
para alguém tido como ex-contrabandista uma concesséo piiblica, o
canal de televisdo. Romulo teve que colocar a concessdo no nome de
cinco funciondrios, reavendo-thes a ag¢do depois, quando seus servigos
prestados ao governo haviam limpado definitivamente seu nome dos
arquivos da “comunidade de informagdoes”, o subsolo no qual funcionava
um auténtico governo paralelo (PINTO, 2005, p. 4).

Em 20 anos, Romulo Maiorana construiria um império de
comunica¢do que, no Norte do Brasil, sé encontra paralelo na Rede
Amazoénica, da familia Daou [7]. Ao jornal e a TV juntaram-se emissoras
de radio em Belém e no interior. Com sua morte, em 1986, os filhos
herdaram um grupo empresarial moderno, superavitirio e exercendo
grande influéncia junto a opinido publica e as elites locais.

Os herdeiros continuariam a apostar na modernizagido dos veiculos,
com aquisi¢do de rotativas de tltima geragdo, e também na expansio dos
negocios, que nos anos seguintes incluiriam promogio de espeticulos,
produtoras de video, servico de taxi aéreo e até uma fabrica de
refrigerantes.

Romulo morreu um ano depois de os militares devolverem o poder
aos civis. Afora o veto & concessdo da emissora de TV ao empresario, ao
longo do periodo ditatorial o grupo Liberal ndo teria problemas com os
censores. Isso porque, a evolugio tecnoldgica e empresarial do jornal nos
anos de chumbo, correspondeu uma postura editorial pouco sensivel ao
momento politico.

O Brasil estava sob o regime dos generais, e a estes nem O Liberal

Comunicarte - N°36




b 13

Maria do Socorro Furtado VELOSO

e nem seus concorrentes diretos a época — os jornais A Provincia do Para
e O Estado do Para, ambos ja extintos — ofereciam qualquer resisténcia.
Por afinidade ideoldgica e, principalmente, por reconhecida indisposi¢@o
em confrontar os detentores do poder politico, o dono do grupo Liberal
invariavelmente cerrou fileiras ao lado da Arena (Alianga Renovadora
Nacional) — que, na redemocratiza¢gdo, mudou o nome para PDS (Partido
Democratico Social). Liderangas locais da Arena, entre elas o coronel
Jarbas Passarinho, que governou o Para de 1964 a 1966, e foi ministro de
Estado, sempre encontraram guarida no jornal dos Maiorana. Passarinho,
ainda hoje, é colunista do jornal.

A simpatia do regime também era importante para 0s negocios
de Romulo com os bancos estaduais, como relata o proprio ex-ministro a
Solange Mota (1987, p. 46):

Desde que Romulo Maiorana assumiu a diregéio e o controle aciondario
de O Liberal, passou a dar-lhe um tratamento empresarial, mas sempre
em ligagdo com o governo e com os bancos Basa (Banco da Amazénia) e
Banpara (Banco do Estado do Pard). Pois, infelizmente, nenhum jornal
em Belém sobrevive facilmente se ndo contar com a ‘boa vontade’ do
governo, principalmente o estadual, maior fonte de financiamentos [...].

Ao conviver sem sobressaltos com os governos militares, Romulo
Maiorana pode ampliar os dominios do grupo Liberal, transformando-o
num dos mais poderosos e influentes empreendimentos de comunicagio da
Amazonia.

Sua morte coincidiu com a vertiginosa ascensdo de Jader Barbalho,
do PMDB, entdo a mais importante lideranc¢a politica do Estado. Depois de
deixar o governo do Pard, Jader ingressaria no ministério de José Sarney,
passando a investir na montagem do proprio grupo de comunicagao.

RBA, O GRUPO DOS BARBALHO

A presenga da familia Barbalho na industria midiatica, paraense
comegou a se delinear em 1982, com a fundagéo do jornal Diario do Para.
Naquele ano Jader fora eleito governador do Estado, depois de liderar



Patrdes da midia no Brasil: o caso do Para

a oposicio local ao regime militar, ao longo dos anos 1960 e 70. Foi ©
dirigente estudantil, vereador e deputado do entio MDB, o Movimento
Democratico Brasileiro.

A carreira politica de Jader foi forjada no baratismo, sob a influéncia
do pai, Laércio Barbalho, ex-deputado e jornalista. Ao derrotar o candidato
do PDS (Partido Democratico Social) nas urnas, Jader encarnava e ideal
do jovem politico destemido diante do poder ditatorial € comprometido
com as mudancas pelas quais o Estado clamava. O empresario Oziel
Carneiro, candidato do PDS nas elei¢des de 1982, contava com o apoio de
Romulo Maiorana.

Depois de deixar o governo em 1986, Jader foi ministro da
Reforma Agraria e da Previdéncia Social no governo Sarney (1985-1989),
novamente governador do Pard (1990-1994) e senador da Republica
(1994-2001), tendo renunciado ao mandato apds troca de acusagdes com
o também senador baiano Antdnio Carlos Magalhies, falecido em julho
de 2007.

Nos ultimos 25 anos, desde sua primeira elei¢do para governador,
Jader se viu enredado em um sem-numero de dentincias de corrupgio, que
incluem desvios de recursos do Banco do Estado (Banpara) e da Sudam,
a Superintendéncia de Desenvolvimento da Amazdnia, extinta no governo
de Fernando Henrique Cardoso e recriada no governo Lula.

A resposta dos Maiorana a ascensdo de Jader no cenario politico e
no mercado de comunicagdo veio na forma de uma intimidade cada vez
maior com os adversarios do ex-governador na politica local. Alguns, de
antigos aliados, passaram a usar os veiculos do grupo Liberal para atacar
Jader Barbalho, entre eles o ex-governador Hélio Gueiros.

A compensagio viria na forma de gastos com publicidade oficial
sem precedentes na historia do Pard: enquanto Gueiros esteve no governo
(1986-1990) e na prefeitura (1993—1996), calcula-se que a familia Maiorana
teria arrebanhado pelo menos 70% das verbas publicas de propaganda.

A maior — em volume de gastos — e mais duradoura aliang¢a da
familia Maiorana com um grupo politico paraense, contudo, seria forjada
em 1994 com a elei¢do de Almir Gabriel, do PSDB, ao governo do Estado.

Comunicarte - N°36



28

Maria do Socorro Furtado VELOSO

Foram 12 anos de intima associagdo entre os tucanos € os Maiorana,
mantida por intensa propaganda do governo do PSDB nos jornais e
emissoras de radio e TV do grupo.

Almir Gabriel foi reeleito em 1998, e em 2002 conseguiu eleger,
para seu lugar, Simdo Jatene, sempre contando com a maciga, e decisiva,
campanha de apoio dos Maiorana junto a opinido publica paraense.
Competéncia, modernidade e probidade foram sindnimos dos atos do
PSDB na cobertura jornalistica das ORM, ao longo desses 12 anos.

Como retribuigdo, o governo repassou as ORM uma receita
publicitaria estimada em R$ 30 milhdes anuais, além de firmar inusitado
convénio entre a funda¢do que administra a TV Cultura do Estado, a
Funtelpa, e a TV Liberal. Por meio dele, a emissora do Maiorana pdde,
por quase uma década, usar os 78 canais retransmissores da Funtelpa no
interior do Estado, sem pagar nada por isso. Ao contrario do que seria
possivel supor, a TV Liberal recebeu cerca de R$ 200 milhdes para utilizar
as torres da Cultura.

O acerto, para que fique bem entendido, pressupunha o pagamento,
a TV Liberal, pelo uso de infra-estrutura pertencente a tevé publica. Os
contetdos gerados pela TV Globo e sua afiliada no Para puderam alcangar
as populagdes interioranas por meio desse acordo.

Com a derrota do candidato tucano ao governo do Estado para a
candidata do PT, Ana Julia Carepa — em campanha onde o deputado Jader
Barbalho teve papel destacado —, o grupo Liberal perdeu boa parte das
verbas de publicidade oficiais e viu extinto o convénio com a Funtelpa,
ao mesmo tempo em que se ressentia da perda de lideranga na venda de
jornais. De acordo com pesquisa feita pelo Ibope em dezembro de 2006, o
Diario do Para passou a ser o jornal mais lido do Estado.

JORNAIS EM CONFLITO

Foi um revés empresarial e politico impensavel para os Maiorana
até os anos 1990, quando as ORM detinham a justa fama®de maior
grupo de comunicagdo do Norte do Pais. Como conseqiiéncia desse novo



Patrées da midia no Brasil: o caso do Para

ordenamento de forgas, abriu-se mais uma temporada de ataques entre os
Maiorana e os Barbalho, por meio de seus jornais.

Para este trabalho foram selecionadas quatro edi¢des veiculadas
entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2007, duas de cada jornal.
Nelas, a troca de acusagdes se faz presente por meio de notas em colunas e
reportagens. O material foi submetido a analise de contetdo, que priorizou
o aspecto qualitativo das mensagens, por meio da sele¢do de unidades que
pudessem 1lustrar os conflitos entre os dois grupos de comunicagio.

No dia 30 de janeiro, o Didrio anunciou em manchete a suspensio
do convénio entre o governo e as ORM para uso das torres da Funtelpa
(“Escéandalo Funtelpa/TV Liberal — Governo suspende pagamento™). O
Jjornal reservou uma pagina ao assunto no caderno de Cidades (sob o titulo
“Acabou a mamata — Funtelpa corta verba a TV Liberal™).

No mesmo dia O Liberal criticou, na primeira pagina, a decisdo
do governo federal de recriar a Sudam (290 inquéritos em seis anos
— Sudam renasce sob o signo da suspeita”) e anunciou a premiagdo de
um documentario sobre corrupg¢do, no qual Jader Barbalho é um dos
personagens (“Filme liga corrupgdo, Barbalho e seqiiestros”). Os dois
assuntos ocuparam uma pagina, cada um, no caderno Poder, de politica
(“Sudam pode renascer sob o signo da corrupgdo” era o titulo; ilustrando
a matéria da Agéncia Globo, uma caricatura de Jader) e no caderno
Magazine, de artes e espetaculos (“Corrup¢io na tela”™).

Cabe ressaltar que nem O Liberal noticiou a suspensdo do convénio
entre 0 governo e a emissora de tevé do grupo, e nem o Didrio noticiou
o0 langamento do documentario que tem Jader como personagem — Manda
bala, de Jason Kohn, premiado no Festival de Sundance.

No final de semana, as tensdes aumentaram. No dia 3 de fevereiro,
sabado, O Liberal publicou entrevista com o diretor do documentario,
desta vez como manchete da edigdo (“Diretor de documentério premiado:
‘Jader une corrupcdo e tecnologia’ ). A entrevista ocupou duas paginas do
caderno Magazine (sob o titulo “Jader rouba a cena”).

O revide do Diario viria no dia seguinte, 4, com manchete de capa
sobre um processo judicial contra Romulo Maiorana Junior por desvio

Comunicarte - N°36

"



o

Maria do Socorro Furtado VELOSO

de recursos da Sudam (“Justica Federal processa Maiorana”). O jornal
dedicou uma pagina ao assunto no primeiro caderno (sob o titulo “Fraude
— Justi¢a indicia Romulo Maiorana”).

Na mesma edi¢do do Didrio, a troca de agressdes sairia do campo
dos fatos — mesmo os requentados, como se costuma denominar, no
jornalismo, o reaproveitamento de informagdes —, € passaria para 0 campo
das ofensas pessoais. Escrita em tom injurioso e difamatorio, bastante
comum aos pasquins do século XIX, uma seqii€ncia de notas publicadas
na principal coluna do jornal de Jader pretendeu atingir a presidente das
ORM, Lucidéa Maiorana, viuva do fundador do grupo:

Familia em panico

Conhecida senhora da sociedade paraense, com mais de 70 anos,
esta colocando em polvorosa sua familia. Por uma razdo no minimo
extravagante. Tudo por causa da leitura do sucesso editorial 'O doce
veneno do escorpido”, de autoria da ex-garota de programa Bruna
Surfistinha, na qual a mesma conta em detalhes picantes sua atividade no
mundo da prostitui¢do.

Memoria indiscreta

Acontece que hoje a provecta senhora acredita que podera concorrer,
com igual ou até maior sucesso, também contando suas memorias na
prostituicdo da alegre Belém dos anos 50. Nesse periodo, conheceu
famoso e bem sucedido mafioso contrabandista, com quem posteriormente
se casou. Ela entdo abandonou a prostitui¢do, ele deixou de lado
contrabando e ambos ingressaram no mundo dos negocios — inclusive o
da comunicagdo. [8]

Como se depreende das notas, a busca pela profissionalizagdo
ndo afastou o Didrio do Para de sua principal caracteristica: a de ser
um jornal de campanha, destinado, em ultima andlise, a defender os
interesses privativos do cla Barbalho, que tem trés outros expoentes na
cena politica local: a ex-mulher de Jader, Elcione Barbalho, deputada
federal; o filho do casal, Helder, atualmente prefeito da segunda maior
cidade do Estado, Ananindeua; e o ex-deputado Jos¢ Priantegprimo de
Jader. Com este objetivo, qual seja, o de estender o dominio politico e
midiatico da familia Barbalho, o jornal recorrera ao estilo caluniador dos



Patrées da midia no Brasil: o caso do Para

pasquineiros do Império, sempre que ndo houver fatos a serem usados *
contra seus adversarios.

Quanto a lideranga na venda de jornais pelo Didrio, deve-se levar
em conta fatores como o prego de capa reduzido & metade em relaciio ao
seu maior concorrente, e a propria incapacidade de O Liberal de manter-se
a frente no mercado, mesmo dispondo de maior equipe de jornalistas e
de um dos mais sofisticados parques graficos do pais. Ao longo de trés
décadas, o indice de leitura do jornal dos Maiorana chegou a ser estimado
em mais de 90% pelo Ibope — niimero sem paralelo na histéria recente dos
jornais diarios brasileiros.

O embate entre os grupos Liberal ¢ RBA reitera analise feita por
Bernardo Kucinski (1998) a respeito da estrutura do mercado de jornais
brasileiros no final do século XX. A grande imprensa brasileira ¢ vista pelo
pesquisador como a “imagem reflexa da estrutura da propriedade agraria,
na qual, em cada macrorregido, poder e prestigio sdo disputados por [...]
familias ja envoltas numa cultura de rivalidade ¢ vendeta” (KUCINSKI,
1998, p.25). Para Kucinski, os jornais sdo conduzidos como “uma grande
propriedade familiar, na qual o gozo pelo exercicio do poder ¢ tdo
importante quanto o lucro capitalista” (IDEM). Diz ainda:

Mantém-se os métodos, valores e mentalidades dos mandatarios iniciais da
colonizagdo brasileira. Num sistema baseado na lealdade do jornalista aos
proprietdrios e no poder discriciondrio desse proprietdrio, o favoritismo
editorial e as preferéncias familiares prevalecem freqiientemente sobre
o critério abstrato do interesse publico, e até do interesse de classe
(IBIDEM, p. 25-26).

As condigdes em que opera a industria midiatica no Par4 também
permitem pensé-la a partir do modelo de propaganda identificado por
Noam Chomsky e Edward Herman (2003). Trata-se de uma estrutura
analitica que visa desvendar o modo como opera a midia norte-americana,
em fun¢do dos interesses que a controlam. De acordo com este modelo,
dinheiro e o poder sdo determinantes para a filtragem das noticias a
serem impressas, 0 que permite ao governo e aos interesses privados
dominantes transmitirem suas mensagens ao publico. Nio ha espago
para opinides contrarias.

Comunicarte - N°36



Maria do Socorro Furtado VELOSO

O modelo em questdo pode ser aplicado ao estudo das for¢as que
moldam o comportamento da imprensa no Pard, levando-se em conta
os fatores estruturais envolvidos: propriedade e controle, dependéncia de
outras fontes de financiamento (principalmente anunciantes) e a intimidade
crescente entre a midia e aqueles que tém o poder de definir a noticia.

Sob nosso prisma, as mesmas fontes subjacentes de poder que sdo
proprietarias da midia e a financiam como anunciantes, que Sservem
como definidoras primarias de noticias e que produzem reagdes negativas
e especialistas “adestrados’, também desempenham um papel-chave
na determinagdo de principios basicos e de ideologias dominantes.
Acreditamos que aquilo que os jornalistas fazem, aquilo que acham digno
de ser noticiado e aquilo que simplesmente aceitam como normal, ou
seja, como premissas de seu trabalho, podem ser com fregiiéncia bem
explicados pelos incentivos, pelas pressdes e pelas restri¢des incorporadas
em tal andlise estrutural (CHOMSKY; HERMAN, 2003, p. 12).

CONSIDERACOES FINAIS

A industria midiatica no Pard ja ndo somente se associa as elites
politicas e econdmicas em projetos hegemonicos. Muitas vezes, ela é a
propria natureza dessa elite, sua razdo de ser, como evidencia a aplicagdo
do modelo proposto por Chomsky e Herman (2003).

Ha uma relagdo crescente de dependéncia entre a midia e seus
definidores primérios, que, a0 mesmo tempo, geram a noticia e financiam o
setor. Assim ocorre no Para, onde os subsidios concedidos durante 12 anos
pelo Estado ao grupo Liberal, por meio de publicidade e contratagdo de
outros servigos, determinou a condugdo da cobertura legitimadora dos atos
do governo. E provavelmente assim continuara a ocorrer com a chegada de
outro grupo politico a elite de poder no Estado, o que demandaria analise
especifica.

Seria ingénuo, porém, esperar que a grande imprensa se proponha
a debater, a fundo, os problemas da regido. Porque o debate abegto, franco,
aprofundado, levaria, naturalmente, a exposi¢do de mazelas que a industria
mididtica necessita ocultar em nome da ansia de lucro.



Patrdes da midia no Brasil: o caso do Para

NOTAS #

[1] Este estudo compde tese de doutorado defendida pela autora em marco de 2008,
na Escola de Comunicagdes e Artes da USP, sob o titulo “Imprensa, poder e contra-
hegemonia na Amazoénia: 20 anos do Jornal Pessoal (1987-2007).

[2] A RBA disputa a segunda posicdo no ranking de audiéncia com duas outras emissoras:
a SBT Belém (Canal 5) e a Record Belém (Canal 10). ‘

[3] No Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, medido pela ONU em
2004, o Para aparece em 16" posi¢do, atras do Amapa e Tocantins — estados que também
integram a regido Norte. Em 2002, ocupava a 15* posiciio entre as 27 unidades da
Federagdo. Dois municipios paraenses estfio entre os 100 mais pobres do Brasil: Melgaco,
apontado pela ONU como o que tem o pior indice de Desenvolvimento Humano no
Estado, e Cachoeira do Piria. Paradoxalmente, o Para é o maior produtor de minério de
ferro do pais, depois de Minas Gerais. Também detém importantes reservas de bauxita,
cobre, caulim, manganés e ouro. Fontes: <www.pund.org.br> ¢ <www.portalbrasil.net>.
Acesso em: 21 ab. 2007.

[4] A historia da imprensa no Para tem inicio com a fundagio de O Paraense, em maio
de 1822, por Felipe Patroni. O jornal inaugura a imprensa no Norte do Brasil e antecede
o surgimento de jornais nas provincias de Minas Gerais e Sdo Paulo, onde os impressos
s0 apareceriam pela primeira vez nos anos de 1823, com o Compilador Mineiro, e 1827,
com o Farol Paulistano. Também esta na raiz dos acontecimentos que conduziriam a uma
das mais importantes rebelides populares da historia do pais — a Cabanagem, movimento
de independéncia deflagrado em 1835,

[5] Cf. VELOSO, Maria do Socorro F. “Imprensa, poder e contra-hegemonia da
Amazdnia: 20 anos do Jornal Pessoal (1987-2007)”. Tese (Doutorado em Ciéncias da
Comunicagdo), ECA/USP, 2008.

[6] Ligado ao PSD (Partido Social Democratico), Magalhies Barata dirigiu o Estado em
trés ocasides e hoje € considerado o maior lider politico da histéria paraense.

[7] Este grupo amazonense, que sd ndo penetrou nos Estados do Pard e do Tocantins,
detém cinco emissoras de tevé nas seguintes capitais: Manaus (TV Amazonas); Porto
Velho (TV Rondonia); Boa Vista (TV Roraima); Macapa (TV Amapa); Rio Branco
(TV Acre). Também possui cinco emissoras de radio, mas ndo atua na area de jornais
Impressos.

[8] DIARIO DO PARA. Caderno Cidades (Repdrter Diario). 4 fev. 2007. p. AS.

REFERENCIAS

ADORNO, Theodor W. “A industria cultural”. In: COHN, Gabriel.
Comunicagdo e indistria cultural. Sdo Paulo: Nacional, 1975. p.
287-295.

Comunicarte - N°36



Maria do Socorro Furtado VELOSO

BORIN, Jair. 4 noticia e suas versdes, no espago e no tempo dos grupos
de pressdo (de rabo preso com a classe dominante). Tese (Doutorado em
Ciéncias da Comunicagdo), ECA/USP, 1987.

CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward S. 4 manipulagdo do publico:
politica e poder econdmico no uso da midia. S&o Paulo: Futura, 2003.

COHN, Gabriel. Comunica¢do e industria cultural. Sdo Paulo: Nacional,
1975.

DIARIO DO PARA. Edi¢des n° 8.250 (30 jan. 2007) e 8.255 (4 fev.
2007).

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revoluciondrios: nos tempos da
imprensa alternativa. Sdo Paulo: Scritta Editorial, 1991.

. A sindrome da antena parabdlica: ética no jornalismo
brasileiro. Sdo Paulo: Fundagdo Perseu Abramo, 1998.

LIMA, Venicio A. Midia: teoria e politica. Sdo Paulo: Fundagdo Perseu
Abramo, 2001.

MOTA, Solange M.A. Transformagdes ocorridas na imprensa paraense
no periodo de 1964-1968. Dissertagdo (Mestrado em Ciéncias da
Comunicag¢do), ECA/USP, 1987.

PINTO, Lucio F. “Um império ao Norte: o de Romulo Maiorana”. In:
Jornal Pessoal, ano XIX, n° 353, 2* quinz. set. 2005. p. 3-4.

SODRE, Nelson W. Histéria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro:
Mauad, 1999.

VELOSO, Maria do Socorro F. “Imprensa, poder e contra-hegemonia da
Amazonia: 20 anos do Jornal Pessoal (1987-2007)”. Tese (Doutorado em
Ciéncias da Comunicag¢io), ECA/USP, 2008.

WEISSHEIMER, Marco A. “Liberdade de imprensa”. In: Agéncia Carta
Maior, 1° nov. 2006. Disponivel em: <http://www.cartamaior.com.br>
[Acesso em: 22 nov. 2006].





