Desafios da Psicologia Indígena no atendimento a estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

Estudantes, Psicologia, Saúde mental em grupos étnicos, Serviços de saúde mental, Sistemas de apoio psicossocial

Resumo

Objetivo 

Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem da psicologia indígena no cuidado de estudantes indígenas em contexto universitário.
Método
Utilizando o método qualitativo, este artigo apresenta um estudo de caso detalhando a trajetória de formação da Rede de Escuta e Desaprendizagens Étnico-Subjetivas, para analisar a aplicação dos pressupostos da psicologia indígena no suporte a estudantes indígenas e seus familiares na Universidade Estadual de Campinas.
Resultados
Evidenciou-se a necessidade de reconhecer diferentes epistemologias para uma conexão terapêutica respeitosa. Foram observados desafios na aplicação de práticas alinhadas com a psicologia indígena, destacando a coautoria nas sessões, a valorização das perspectivas dos pacientes e as desaprendizagens contínuas. O estudo dos elementos culturais das etnias envolvidas mostrou-se crucial para evitar a patologização das cosmovisões e subjetividades indígenas.
Conclusão
A psicologia indígena apresenta-se como um vetor de mudança nas disputas de narrativas culturais, destacando a lacuna na abordagem clínica e a necessidade urgente de estudos para desenvolver intervenções personalizadas para o atendimento das diferentes etnias indígenas.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Assis, Érica S., Gonçalves, L. P., Rodrigues, F. H., Vilharva, K. N., & Barros, N. F. de. (2024). Desafios da Psicologia Indígena no atendimento a estudantes universitários. Estudos De Psicologia, 41. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/13672

Edição

Seção

Dossiê | Perspectivas em Psicologia Indígena no Brasil: desafios éticos e epistemológicos