Influência do “bullying” e da relação professor-aluno no engajamento escolar: análise de um modelo explicativo

Autores

Palavras-chave:

Bullying, Relações interpessoais, Envolvimento

Resumo

O presente estudo investigou a influência do envolvimento em “bullying” e da relação professor-aluno no engajamento escolar. Para isso, 426 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas públicas do interior do estado de São Paulo, responderam a três instrumentos: Escala de Violência Escolar – Versão Estudante, Escala de Relação Professor-Aluno e School Engagement Scale (Escala de Engajamento Escolar). Foi realizada Análise de Trajetórias e notou-se que o envolvimento em “bullying” tem impacto negativo direto no engajamento escolar, ao passo que a relação professor-aluno tem impacto positivo direto nessa esfera. Adicionalmente, a relação professor-aluno pode mediar os efeitos negativos da autoria e da vitimização por “bullying” no engajamento escolar. Esses dados confirmam a importância de relacionamentos sociais positivos na escola para o engajamento dos alunos. Contudo, o modelo proposto explica 32% da variância do engajamento escolar, indicando que outras variáveis não investigadas também podem ser relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, P. P., Williams, L. C. A., & D’Affonseca, S. M. (2013). Efeitos tardios do bullying e Transtorno de Estresse Pós-Traumático: uma revisão crítica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 91-98. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100011

Archambault, I., Pagani, L. S., & Fitzpatrick, C. (2013). Transactional associations between classroom engagement and relations with teachers from first through fourth grade. Learning and Instruction, 23, 1-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.learninstruc.2012.09.003

Berger, K. S. (2007). Update on bullying at school: Science forgotten? Developmental Review, 27(1), 90-126. http://dx.doi.org/10.1016/j.dr.2006.08.002

Brito, C. C., & Oliveira, M. T. (2013). Bullying e autoestima em adolescentes de escolas públicas. Jornal de Pediatria, 89(6), 601-607. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.04.001

Cunha, J. M. (2012). O papel moderador de docentes na associação entre violência escolar e ajustamento acadêmico (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, 74(1), 59-109. http://dx.doi.org/10.310 2/00346543074001059

Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., Friedel, J., & Paris, A. (2005). School engagement. In K. A. Moore, & L. Lippman (Eds.), What do children need to flourish? Conceptualizing and measuring indicators of positive development (pp.305-321). New York: Kluwer Academic/Plenum Press.

Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados [SEAD]. (2010). Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS): Versão 2010. Recuperado em dezembro 22, 2016, de http://indices-ilp.al.sp.gov.br/view/index.php?prodCod=2

Gladden, R. M., Vivolo-Kantor, A. M., Hamburger, M. E., & Lumpkin, C. D. (2014). Bullying surveillance among youths: Uniform definitions for public health and recommended data elements. Atlanta: Centers for Disease Control and Prevention.

Hamre, B. K., Pianta, R. C., Downer, J. T., & Mashburn, S. J. (2008). Teachers’ perceptions of conflict with young students: Looking beyond problem behaviors. Social Development, 17(1), 115-136. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9507.2007.00418.x

Iyer, R. V., Kochenderfer-Ladd, B., Eisenberg, N., & Thompson, M. (2010). Peer victimization and effortful control: Relations to school engagement and academic achievement. Merril-Palmer Quarterly, 56(3), 361-387. http://dx.doi.org/10.1353/mpq.0.0058

Kline, R. B. (2010). Principles and practice of structural equation modeling (3rd ed.). New York: Guilford Press. Lamas, K. C. A., Freitas, E. R., & Barbosa, A. J. G. (2013). Bullying e relação professor-aluno: percepções de estudantes do Ensino Fundamental. Psico, 44(2), 263-272.

Li, Y., & Lerner, R. M. (2013). Interrelations of behavioral, emotional, and cognitive school engagement in High School students. Journal of Youth Adolescence, 42(1), 20-32. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-012-9857-5

Malta, D. C., Porto, D. L., Crespo, C. D., Silva, M. M. A., Andrade, S .S. C., Mello, F. C. M., ... Silva, M. A. I. (2014). Bullying em escolares brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, 17(1), 92-105. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400050011

Mehta, S. B., Cornell, D., Fan, X., & Gregory, A. (2013). Bullying climate and school engagement in ninthgrade students. Journal of School Health, 83(1), 45-52. http://dx.doi.org/10.1111/j.1746-1561.2012.00746.x

Olweus, D. (1993). Bullying at school: What we know and what we can do. Cambridge: Backwell.

Organisation for Economic Co-operation and Development (2013). PISA 2012 Results: Ready to learn: nStudents’ engagement, drive and self-beliefs (Vol. 3). Pisa: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264201170-en

Orpinas, P., & Horne, A. M. (2006). Bullies and victims: A challenge for schools. In J. R. Lutzker (Ed.), Preventing violence: Research and evidence-based intervention strategies (pp.147-165). Washington, DC: American Psychological Association.

Penrose, R. (2009). Teacher-student relationship (Unpublished master’s thesis). California State University, Sacramento, United States.

Portilla, X. A., Ballard, P. J., Adler, N. E., Boyce, W. T., & Obradovic, J. (2014). An integrative view of school functioning: Transactions between self-regulation, school engagement, and teacher-child relationship quality. Child Development, 85(5), 1915-1931. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12259

Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F.(2013). Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal de Pediatria, 89(2), 164-170. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.03.006

Roorda, D. L., Koomen, H. M. Y., Spilt, J. L., & Oort, F. J. (2011). The influence of affective teacher-student relationships on students’ school engagement and achievement: A meta-analytic approach. Review of Educational Research, 81(4), 493-529. http://dx.doi.org/10.3102/0034654311421793

Stelko-Pereira, A. C., Williams, L. C. A., & Freitas, L. C. (2010). Validade e consistência interna do questionário de investigação de prevalência de violência escolar: versão estudantes. Avaliação Psicológica, 9(3), 403-411.

Totura, C. M. W., Karver, M. S., & Gesten, E. L. (2014). Psychological distress and student engagement as mediators of the relationship between peer victimization and achievement in Middle School youth. Journal of Youth Adolescence, 43(1), 40-52. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-013-9918-4

Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., Sá, L. G. C., & Williams, L. C. A. (2015). Bullying, vitimização por funcionários e depressão: relações com o engajamento emocional escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 463-473. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193872

Williams, L. C. A., & Stelko-Pereira, A. C. (2013). Por fora bela viola: pesquisa e intervenção sobre cyberbullying. In C. N. Abreu, E. Eisenstein, & S. G. B. Estefenon (Orgs.), Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais (pp.49-59). Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

VALLE, J. E., STELKO-PEREIRA, A. C., PEIXOTO, E. M., & WILLIAMS, L. C. de A. (2023). Influência do “bullying” e da relação professor-aluno no engajamento escolar: análise de um modelo explicativo. Estudos De Psicologia, 35(4). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7476

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL