Autonomia frente à autoridade, bullying e desempenho escolar

Autores

  • José Leon CROCHÍK Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Laboratório de Estudos sobre o Preconceito.

Palavras-chave:

Rendimento escolar, Autoridade, Bullying, Autonomia pessoal

Resumo

Com o objetivo de verificar a relação entre autonomia frente à autoridade, de um lado, com o bullying e o desempenho acadêmico, de outro, foram construídas três escalas aplicadas a 274 alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas paulistanas; 122 do sexo feminino, idade média de 14,1 anos (DP = 0,8). Verificou-se que quanto mais o aluno concordou com a necessidade da punição à desobediência e com o respeito à autoridade, mais foi indicado como melhor nas disciplinas e vice-versa e, mais se considerou como vítima da violência. Isso indica que mesmo alunos com bom desempenho não desenvolvem necessariamente autonomia frente à autoridade, pois podem estar seguindo normas sem refletir sobre elas, e que alunos que sofrem a violência tendem a não ser independentes dessa autoridade. Novos estudos considerando também alunos de escolas particulares poderiam, além de corroborar os resultados desta pesquisa, ampliar seu alcance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adorno, T. W. (1995). Tabus acerca do magistério (pp.97- 117). In T. W. Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Originalmente publicado em 1965).

Adorno, T. W. (1995). Educação após Auschwitz (pp.119- 138). In T. W. Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Originalmente publicado em 1967).

Adorno, T. W. (2004). Teoría de la pseudocultura (pp.39- 78). In T. W. Adorno. Escritos sociológicos I, obra completa 8. Madrid: Edicciones Akal. (Originalmente publicado en 1959).

Adorno, T. W., Frenkel-Brunswik, E., Levinson, D. J., & Sanford, R. N. (1950). The authoritarian personality. New York: Harper and Row.

Ahn, H. J., Garandeau, C. F., & Rodkin, P. C. (2010). Effects of classroom embeddedness and density on the social status of aggressive and victimized children. Journal of Early Adolescence, 30(1), 76-101. https://doi.org/10.1177/0272431609350922

Antunes, D. C., & Zuin, A. A. S. (2008). Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, 20(1), 16-32.

Barbosa, P. V., & Wagner, A. (2013). A autonomia na adolescência: revisando conceitos, modelos e variáveis. Estudos de Psicologia (Natal), 18(4), 649-658.

Bleichmar, S. (2008). Violência social - violência escolar: De La puesta de limites a la costrucción de legalidades. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico.

Caravita, S. C. S., & Cillessen, A. H. N. (2012). Agentic or communal? Associations between interpersonal goals, popularity, and bullying in middle childhood and early adolescence. Social Development, 21(2), 376-395. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2011.00632

Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, & Fundação Instituto de Administração. (2010). Bullying escolar no Brasil: relatório final. São Paulo: Autor.

Crochík, J. L. (2012). Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying. Psicologia Política, 12(24), 211-229.

Crochík, J. L. (2000). Tecnologia e individualismo: um estudo de uma das relações contemporâneas entre ideologia e personalidade. Análise Psicológica, 4(18), 529-543.

de Bruyn, E. H., Cillessen, A. H. N., & Wissink, I. B. (2010). Associations of peer acceptance and perceived popularity with bullying and victimization in early adolescence. Journal of Early Adolescence, 30(4), 543- 566. https://doi.org/10.1177/0272431609340517

Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus.

Farisa, R., & Felmleeb, D. (2014). Casualties of social combat: School networks of peer victimization and their consequences. American Sociological Review, 79(2), 228-257.

Forlim, B. G., Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. A. (2014). Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), 31(3), 367-375.

Freud, S. (1986). El malestar en la cultura (pp.22-116). In N. A. Braustein (Org.), A medio siglo de el malestar en la cultura de Sigmund Freud. México: Siglo Veintiuno. (Originalmente publicado en 1930).

Garandeau, C. F., Lee, I. A., & Salmivalli, C. (2013). Inequality matters: Classroom status hierarchy and adolescents’ bullying. Journal of Youth and Adolescence, 43(7), 1123-1133. https://doi.org/10.1007/s10964-013-0040-4

Hein, V., Koka, A., & Hagger, M. S. (2015). Relationships between perceived teachers’ controlling behaviour, psychological need thwarting, anger and bullying behaviour in high-school students. Journal of Adolescence, 42, 103-114.

Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1973). Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix. (Originalmente publicado em 1956).

Kant, I. (1980). Fundamentação da metafísica dos costumes (pp.101-163). In I. Kant. Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores). (Originalmente publicado em 1785).

Juvonen, J., Wang, Y., & Espinoza, G. (2011). Bullying experiences and compromised academic performance across midle school grades. Journal of Early Adolescence, 31(1), 152-173. https://doi.org/10.1177/0272431610379415

Lasch, C. (1983). A cultura do narcisismo. Rio de Janeiro: Imago.

Levandoski, G., & Cardoso, F. L. (2013). Imagem corporal e status de estudantes brasileiros envolvidos em bullying. Revista Latinoamericana de Psicologia, 45(1), 135-145.

Li, Y., & Wright, M. F. (2014). Adolescents’ social status goals: Relationships to social status insecurity, aggression, and prosocial behavior. Journal of Youth and Adolescence, 43(1), 146-160.

Mehta, S. B., Cornell, D., Fan, X., & Gregory, A. (2013). Bullying climate and school engagement in ninth-grade students. Journal of School Health, 83(1), 45-52.

Roth, G., Kanat-Maymon, Y., & Bibi, U. (2010). Prevention of school bullying: The important role of autonomy-supportive teaching and internalization of pro-social values. British Journal of Educational Psychology, 81(4), 654-666. https://doi.org/10.1348/2044-8279.002003

Salmivalli, C., Kärnä, A., & Poskiparta, E. (2011). Counteracting bullying in Finland: The KiVa program and its effects on different forms of being bullied. International Journal of Behavioral Development, 35(5), 405-411. https://doi.org/10.1177/0165025411407457

Selltiz, C. (1975). Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU.

Strøm, I. F., Thoresen, S., Wentzel-Larsen, T., & Dyb, G. (2013). Violence, bullying and academic achievement: A study of 15-year-old adolescents and their school environment. Child Abuse & Neglect, 37(4), 243-251

Downloads

Publicado

2023-03-09

Como Citar

CROCHÍK, J. L. (2023). Autonomia frente à autoridade, bullying e desempenho escolar. Estudos De Psicologia, 34(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7699

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL