Sistemas de cuidados e o discurso de diferentes cuidadores do Rio de Janeiro: evidências de trajetória de desenvolvimento

Autores

  • Luciana Fontes PESSÔA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.
  • Maria Lucia SEIDL-DE-MOURA Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.
  • Dandara de Oliveira RAMOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Médicas, Instituto de Medicina Social.
  • Deise Maria Leal Fernandes MENDES Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

Palavras-chave:

Cuidado da criança, Cuidado parental, Cuidadores, Desenvolvimento infantil

Resumo

Contemporaneamente, o cuidado de crianças pequenas em sociedades urbanas e ocidentais tem sido compartilhado, principalmente em famílias de nível socioeconômico médio, com creches, babás ou avós maternas. Quando se pensa no desenvolvimento no contexto e nas trajetórias que assume, é necessário considerar as crenças desses diferentes cuidadores. Assim, a exploração das trajetórias de desenvolvimento evidenciadas no discurso dos diferentes cuidadores na construção do self de crianças em um contexto do Rio de Janeiro pode ser enriquecedora. Uma entrevista semiestruturada, utilizando cinco fotos que retratavam os cinco Sistemas de Cuidados Parentais, foi realizada em 60 duplas constituídas por mães com filhos de até um ano, avós, babás e educadoras de creche. Os sistemas mais valorizados pelas participantes foram “contato corporal” e “face-a-face”. Características desse discurso são discutidas em relação às crenças dos cuidadores e às tendências de trajetórias de desenvolvimento priorizadas.

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Referências

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

PESSÔA, L. F., SEIDL-DE-MOURA, M. L., RAMOS, D. de O., & MENDES, D. M. L. F. (2023). Sistemas de cuidados e o discurso de diferentes cuidadores do Rio de Janeiro: evidências de trajetória de desenvolvimento. Estudos De Psicologia, 33(1). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7794

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SEÇÃO TEMÁTICA: A CRIANÇA, A MÃE E A FAMÍLIA NA PESQUISA