Estágio em Psicologia Escolar

formação e prática do supervisor

Autores

  • Walter Mariano de Faria SILVA NETO Universidade de Uberaba, Pró-Reitoria de Ensino Superior, Curso de Psicologia
  • Raquel Souza Lobo GUZZO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Psicologia crítica, Supervisão de estágio, Formação profissional, Psicologia escolar

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a formação e a prática do supervisor de estágio em Psicologia Escolar. A pesquisa foi desenvolvida mediante entrevistas semiestruturadas com seis supervisores da Região Metropolitana de Campinas, SP. Os dados foram agrupados em quatro conjuntos: características do supervisor (ênfase na trajetória pessoal e profissional); relação com o contexto de trabalho (referente ao conhecimento da estrutura curricular e à relação com a organização das atividades de campo e supervisão); possibilidades para formação do psicólogo (destaque ao potencial da área para compreender a realidade e a intervenção necessária, além de referenciais teóricos [diversidade de autores utilizados]). Os resultados sugerem que, além do perfil do supervisor, a legislação educacional nacional, as políticas de expansão dos cursos universitários, as práticas de cursos noturnos e a carga horária de trabalho são condições para o exercício da supervisão. Daí a importância da integração formação-prática na constituição do papel profissional do supervisor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Angst, R., & Silva, M. B. (2009). Consultoria escolar: uma experiência de estágio. Anais do IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul-brasileiro de Psicopedagogia (Vol.1), Curitiba

Asbahr, F. S. F., Martins, E., & Mazzolini, B. P. M. (2011). Psicologia, formação de psicólogos e a escola: desafios contemporâneos. Psicologia em Estudo, 16(1), 157-163.

Assis, R. L. M., & Rosado, I. V. M. (2012). A unidade teoria-prática e o papel da supervisão de estágio nessa construção. Revista Katálysis, 15(2), 203-211.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brandão, S. C. (1995). Aspectos sociais e políticos na formação em Psicologia Escolar: opinião de supervisores (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Brasil. Presidência da República. (1962). Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, 1962, Seção 1, p.9253.

Brasil. Ministério da Educação. (2015). E-Mec. Recuperado em março 18, 2015, de http://emec.mec.gov.br/

Buettner, G. E. B. P. (2000). Diretrizes curriculares em Psicologia: discursos de resistência (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Caniato, A. (2013). A formação de psicólogas e psicólogos: respondendo às demandas da sociedade brasileira. In Conselho Federal de Psicologia. Documento do CFP sobre a formação de psicólogas e psicólogos. Brasília: Autor.

Conselho Federal de Educação. (1962). Parecer n° 403/ 62 do CFE, aprovado em 19/12/62. Recuperado em março 18, 2015, de http://www.abepsi.org.br/portal/wp-content/uploads/2011/07/1962-parecern403de19621.pdf

Conselho Nacional de Educação. (2004). Resolução CNE/ CES nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Psicologia. Diário Oficial da União, 2004, Seção 1, p.16-17.

Cosmo, N. C. (2011). Práticas psicológicas em contextos educativos: alguns apontamentos relativos ao estágio curricular específico. Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Vol.1), Maringá.

Cruces, A. V. V. (2003). Psicologia e educação: nossa história e nossa realidade. In S. F. C. Almeida (Org.), Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional (pp.17-36). Campinas: Alínea.

Cruces, A. V. V. (2009). Desafios e perspectivas para a Psicologia Escolar com a implantação das diretrizes curriculares. In C. M. Marinho-Araújo (Org.), Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática (pp.15-34). Campinas: Alínea.

Delvan, J. S., Ramos, M. C., & Dias, M. B. (2002). A Psicologia Escolar/Educacional na educação infantil: o relato de uma experiência com pais e educadoras. Psicologia: Teoria e Prática, 4(1), 49-60.

Dias, R. M. S. (1998). Dos encontros em supervisão: devenires na formação de psicólogos. Temas em Psicologia, 6(1), 21-29.

Emílio, S. A., Mataresi, A., Horvat, C., & Figueiredo, P. (2012). Reflexões sobre a experiência de um grupo de estágio em Psicologia Escolar. In R. Molina & C. B.

Angelucci (Orgs.), Interfaces entre Psicologia e Educação. Desafios para a formação do psicólogo (pp.125-33). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Frigotto, G. (1995). Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez.

Gonçalves, C. L. C. (2000). Supervisão de estágio em Psicologia Escolar: perspectiva e atuação de supervisores (Tese de doutorado não-publicada).Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Guzzo, R. S. L. (2007). Psicologia e educação: que compromisso? Que relação? In A. V. B. Bastos & N. M. D. Rocha (Orgs.), Psicologia: novas direções no diálogo com outros campos de saber (pp.357-378). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Guzzo, R. S. L., Costa, A. S., & Sant’Ana, I. M. (2009). Formando psicólogos escolares: problemas, vulnerabilidades, desafios e horizontes. In C. M. Marinho-Araújo (Org.), Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática (pp.35-52). Campinas: Alínea.

Guzzo, R. S. L., & Mezzalira, A. S. C. (2011). 2008 – ano da educação para os psicólogos: encaminhamentos e próximos passos. In R. S. L. Guzzo & C. M. Marinho-Araújo (Orgs.), Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras (pp.11-31). Campinas: Alínea.

Guzzo, R. S. L., Moreira, A. P. G., & Mezzalira, A. S. C. (2013). Intervenção psicossocial: teoria e prática na inserção do psicólogo em instituições públicas de ensino. In M. H. Bernardo, R. S. L. Guzzo, & V. L. Souza (Orgs.), Psicologia social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa (pp.69-89). Campinas: Alínea.

Leal, L. D., Facci, M. G. D., Albuquerque, R. A., Tuleski, S. C., & Barroco, S. M. S. (2005). A clínica-escola e o estágio em Psicologia na área educacional: fundamentos teóricos e prática profissional. Psicologia da Educação, 21, 79-102.

Lima, M. F. E. M. (2009). Estágio supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínico. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(3), 638-647.

Macarini, S. M., Martins, G. F., & Vieira, M. L. (2009). Promovendo saúde e desenvolvimento na educação

infantil: uma atuação da Psicologia. Paideia, 19(43), 231-237.

Machado, A. M., & Souza, M. P. R. (Orgs.). (1997). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Mattos, L. K., Nuernberg, A. H., & Carneiro, M. S. (2009). O trabalho de estágio curricular não-obrigatório na área de Psicologia Escolar/Educacional em contextos de inclusão escolar da Universidade Federal de Santa Catarina. Anais IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Vol.1), São Paulo.

Mello, S. L. (1989). Currículo: quais mudanças ocorreram desde 1962? Psicologia: Ciência e Profissão, 9(1), 16-18.

Melo-Silva, L. L. (1999a). Estágio profissionalizante em orientação profissional: experiência de supervisão em um curso de Psicologia (I). Revista da ABOP, 3(1), 119-135.

Melo-Silva, L. L. (1999b). Estágio profissionalizante em orientação profissional: a visão de alguns psicólogos estagiários (II). Revista da ABOP, 3(1), 137-159.

Nunes, L. G. A., Silva, S. M. C., & Lima, L. R. (2009). O estágio curricular como elemento indispensável na formação de psicólogos escolares. Anais IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Vol.1), São Paulo.

Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pereira, F. M., & Pereira Neto, A. (2003). O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em Estudo, 8(2), 19-27.

Silva, S. M. C. (2002). Arte e educação: na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar (Tese de doutorado não-publicada). Universidade Estadual de Campinas.

Silva, S. M. C. (2004). Algumas reflexões sobre a arte e a formação do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 24(4), 100-111.

Silva, S. M. C., Ribeiro, M. J., & Marçal, V. P. B. (2004). Entrevistas em Psicologia Escolar: reflexões sobre o ensino e a prática. Psicologia Escolar e Educacional, 8(1), 85-90.

Silva Neto, W. M. F., Tizzei, R. P., & Guzzo, R. S. L. (2012). Refletindo os indicadores sociais, políticos e econômicos presentes na abertura de cursos de Psicologia: a experiência da Região Metropolitana de Campinas. Anais do I Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Vol.1), São Paulo.

Silva Neto, W. M. F. (2014). Supervisão de estágio em Psicologia Escolar: contribuições da Psicologia Crítica à formação e prática do supervisor (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Soares, A. R. (2010). A Psicologia no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(n.esp.), 8-41.

Taverna, C. S. R. (2003). Um estudo histórico sobre a Psicologia Escolar na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Tizzei, R. P., Silva Neto, W. M. F., & Guzzo, R. S. L. (2013). Análise dos indicadores políticos, econômicos e sociais e a expansão dos cursos de Psicologia no estado de São Paulo. Livro de resumos XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, Uberlândia.

Tizzei, R. P. (2014). Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Ulup, L., & Barbosa, R. B. (2012). A formação profissional e a ressignificação do papel do psicólogo no cenário escolar: uma proposta de atuação - de estagiários a psicólogos escolares. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(1), 250-263.

Yazlle, E. G. (1990). A formação do psicólogo escolar no estado de São Paulo: subsídios para uma ação necessária (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

SILVA NETO, W. M. de F. ., & GUZZO, R. S. L. . (2023). Estágio em Psicologia Escolar: formação e prática do supervisor. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7840

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA