CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA PSICOLÓGICA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA PUCCAMP II

Autores

  • Regina Maria Leme Lopes CARVALHO Profs. da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP
  • Antônios TÉRZIS Profs.da Pós-Graduação em Psicologia - PUCCAMP

Resumo

O presente estudo visa a conhecer algumas características da população que procura atendimento psicológico na Clínica-Escola do Instituto de Psicologia da PUCCAMP, desde o início do seu funcionamento em 1970 até 1985. Incluímos na nossa metodologia não só a descrição da nossa amostra (observada), como a comparação com a população geral do Estado de São Paulo (I.B.G.E.). Observa-se que para a amostra total - 2.102 pacientes - encontram-se diferenças estatisticamente significativas: - O maior número de pacientes atendidos encontra-se na faixa de 06 a 10 anos de idade, logo seguida pelos de 11 a 15 anos; - Verifica-se que cerca de 44% dos pacientes, ao consultarem a Clínica-Escola para obterem atendimento com relação a seus problemas vitais e psicológicos, são estudantes e, via de regra, são encaminhados por Instituições Escolares ("latu sensu"). - Quanto à escolaridade, os clientes da nossa amostra apresentam um grau de instrução mais alto do que os da população geral do Estado de São Paulo; - A proporção de solteiros é, na amostra observada, bem maior que na população geral, já que aquela é constituída por crianças e adolescentes, na sua maioria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIGUEIREDO, M. e SCHVINGER, A. A. - Estratégias de Atendimento Psicológico-Institucional a uma população carente. Arquivos Bras. Psic. (R.J.), 33: 46-57,1981.

FELDMAN, S. e WINDLE, C. - The NIME approach to evaluating the community mental health centers programo Health Sev. Rep., 88: 174-80, 1973.

GRANER, E. A. - ESTATÍSTICA - Edição Melhoramentos - Biblioteca Agronômica Melhoramentos – 2ª edição - 1966 - 184 páginas. IBGE - Tabulações avançadas do Censo Demográfico: Resultados Preliminares/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, IBGE, 1981 (vol. 1).

LARRABURE, S.A.L. - "Grupos de Espera em Instituição". In: MACEDO DE, R. M. - Psicologia e Instituição. São Paulo, Edit. Cortez, 1984.

LOPEZ, A. M. – II Características da clientela de clínicas". In: MACEDO DE, R.M. - Psicologia e Instituição. São Paulo, Cortez Ed., 1984.

SANCHES, N.A. - Estudos Epidemiológico de Clientes da Clínica-Escola do Departamento de Psicologia da U.F.U.(MG). Campi nas, Tese de Mestrado - PUCCAMP, 1985.

SANTIAGO, M.D.E. e JUBELlNI, S.R. - "Uma modalidade de atendimento". In: MACEDO DE, R.M. - Psicologia e Instituição. São Paulo, Edit. Cortez, 1984.

SEADE - Anuário Estatístico do Estado de São Paulo - 1983. São Paulo, SEADE, 1984.

SEADE - Informe Demográfico: Municípios do Estado de São Paulo. São Paulo, SEADE, 1984 (val. 11).

TERZIS, I.A. e BRAGA DE OLIVEIRA, L.H. - Ordem de nas cimento e pacientes atendidos na CIínica Psicológica da Pós-Graduação da PUCC. Estudos de Psicologia (PUCCAMP),2(2-3): 105-121,1985.

TERZIS, I.A. e CARVALHO, R. - Certas características da população atendida na CIínica de Pós-Graduação da PUCC. Estudos de Psicologia (PUCCAMP), 3(1-2): 112-127, 1986.

Downloads

Publicado

1989-07-30

Como Citar

Leme Lopes CARVALHO, R. M. ., & TÉRZIS, A. . (1989). CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NA CLÍNICA PSICOLÓGICA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA PUCCAMP II. Estudos De Psicologia, 6(1), 94–110. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7903