Estratégias de promoção à amamentação centrada nas categorias epistemológicas de Paulo Freire

Autores

  • Francisca Márcia Pereira LINHARES Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleide Maria PONTES Universidade Federal de Pernambuco,
  • Mônica Maria OSÓRIO Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Amamentação, Saúde da família, Educação em saúde, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo
Identificar estratégias de promoção ao aleitamento materno envolvendo gestantes, nutrizes e atores da rede de apoio social no processo da amamentação.

Métodos
Estudo qualitativo conduzido pela pesquisa-ação utilizando a técnica do grupo focal para a coleta de dados. Participaram do Grupo Focal 1, 4 gestantes e 6 nutrizes, do Grupo Focal 2, 6 familiares e do Grupo Focal 3, 13 profissionais da saúde. Os grupos focais foram guiados pelas seguintes questões norteadoras: Quais as ações de promoção e apoio à amamentação que devem ser realizadas? Como devem ser realizadas? Quem deve realizá-las? As falas foram submetidas à análise de conteúdo, na modalidade temática e interpretadas à luz dos constructos teóricos de Paulo Freire: diálogo, ética e problematização.

Resultados
Da análise das falas emergiu quatro temas: ações educativas centradas no diálogo, envolvendo a rede de apoio social durante o ciclo vital; ações educativas nas escolas; ações educativas inseridas nos meios de comunicação; aconselhamento contínuo na Unidade de Saúde da Família.

Conclusão
As estratégias construídas foram centradas no diálogo e na escuta ativa, que deverão estar presente em todo o ciclo vital e, na Estratégia Saúde da Família, com envolvimento de todos os atores da rede de apoio social. Estas estratégias poderão romper a transmissão vertical da prática educativa na promoção do aleitamento materno.

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Publicado

20-04-2023

Como Citar

Pereira LINHARES, F. M. ., PONTES, C. M. ., & OSÓRIO, M. M. . (2023). Estratégias de promoção à amamentação centrada nas categorias epistemológicas de Paulo Freire. Revista De Nutrição, 26(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/nutricao/article/view/8389

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS