Sobre a Revista

Conformidade com a Ciência Aberta 

 

Transinformação adota desde 2019 a modalidade de publicação contínua como forma de contribuir para a aceleração da divulgação das pesquisas científicas e o acesso à informação atualizada. Além disso, é um periódico de acesso aberto Gold, isto é, todo o seu conteúdo pode ser acessado livremente sem nenhum custo. 

Pensando em ampliar a transparência e o debate do modelo científico atual, informamos no artigo publicado quem foi o Editor responsável pelo processo de avaliação, incentivamos a submissão de preprints, bem como o depósito dos dados de pesquisas. Para tais, recomendamos o SciELO Preprints e o SciELO data.

Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta elaborado pelo SciELO está disponível para preenchimento online e contribui para aprimorarmos as práticas relacionadas a Ciência Aberta no Periódico.

 

 

Ética na Publicação

 

Transinformação, com foco na aplicação/execução de boas práticas em publicações científicas, adota as Diretrizes sobre boas práticas de Publicação recomendadas pelo COPE (Committee on Publication Ethics), para desempenhar as atividades editoriais que norteiam o periódico.

Para pesquisas realizadas com seres vivos ou animais, adotamos a Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, estabelecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil. 

O Periódico adota o uso da ferramenta de detecção de similaridade iThenticate, para garantir a originalidade de suas publicações. Em casos de identificação de má conduta na pesquisa (de acordo com o indicado pelo COPE), o Periódico apresenta o caso ao seu conselho editorial para deliberação.

Nos casos em que se aplica, o Periódico adota a publicação de erratas e retratações, visando uma comunicação científica que não gere dúvidas quanto à sua credibilidade.

 

 

Foco e Escopo

 

Transinformação publica artigos que contribuem para o estudo e o desenvolvimento científico da Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Arquivologia, da Museologia e de áreas relacionadas. 

 

 

Preservação Digital 

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica 

 

-    Título do periódico: Transinformação
-    Título abreviado: Transinformação (Online)
-    Publicação de: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
-    Periodicidade: Anual
-    Modalidade de publicação: Publicação Contínua
-    Ano de criação do periódico: 1989

 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Transinformação apoia a submissão de artigos como preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis como o SciELO Preprints.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

O periódico Transinformação possui políticas específicas para a avaliação e seleção de manuscritos:

- Não são aceitos trabalhos que tenham sido submetidos a outros periódicos, apresentados em eventos anteriores (nacionais ou internacionais) ou traduzidos para outros idiomas, visando preservar a originalidade da obra.

- A avaliação inicial é realizada pelos Editores, considerando a originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância para o campo da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas relacionadas.

- Os autores devem sugerir três possíveis revisores para o manuscrito, com seus e-mails e instituições afiliadas, podendo opcionalmente indicar até três revisores que preferem que não revisem seu trabalho.

- Após a aprovação inicial, os manuscritos são enviados a dois revisores especializados, podendo incluir um revisor sugerido pelos autores. Em caso de desacordo, um terceiro revisor é designado.

- O processo de avaliação adotado pelo Periódico é às cegas (blind review), mantendo-se em sigilo as identidades dos autores e revisores.

- Os pareceres dos revisores podem ser de aprovação, reapresentação ou recusa. O autor é informado em todos os casos.

- A análise de similaridade ocorre na segunda etapa do processo de avaliação, após a primeira avaliação ad hoc.

- Os editores associados analisam os pareceres e recomendam a aprovação ou rejeição ao Editor-Chefe, que tem a palavra final.

- Manuscritos recusados, mas com possibilidade de reformulação, podem ser reenviados como novos trabalhos, passando por um novo processo de avaliação.

- Trabalhos com sugestões de alterações devem ser corrigidos pelos autores em até 30 dias.

- Manuscritos aceitos podem ser devolvidos aos autores para aprovação de alterações durante o processo de edição e normalização, conforme o estilo do Periódico.

- A primeira opção de avanço de abertura do processo de avaliação proposto pela SciELO é adotada pelo Periódico, isto é, o nome do Editor ou Editores responsáveis pelo processo de avaliação é informado na publicação do artigo.

 

 

Dados abertos

 

Transinformação apoia e incentiva o compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados no Periódico. Caso sejam utilizados dados de pesquisas externos, consultar o Guia de citação de dados de pesquisa disponibilizado pelo SciELO. Os repositórios para depósito de dados de pesquisa recomendados pelo SciELO podem ser utilizados e são aceitos.

 

Cobrança de Taxas

 

Transinformação não realiza a cobrança de nenhuma taxa para submissão, processamento ou publicação dos artigos.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Os casos de má conduta científica identificados pela TransInformação serão investigados pela equipe editorial do Periódico, junto do Conselho Editorial, a fim de determinar a melhor opção para a resolução deles.

Já as solicitações de Errata ou Retratação serão avaliadas e conduzidas conforme as diretrizes fornecidas pelo SciELO Brasil.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Os conflitos de interesses poderão ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira e podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Transinformação utiliza a ferramenta iThenticate para verificar a similaridade dos artigos. Essa verificação ocorre durante o processo de avaliação, na segunda etapa da revisão ad hoc.  Não existe uma porcentagem aceitável de similaridade, sendo cada caso analisado de maneira individual.

Artigos derivados de publicações como teses ou dissertações são aceitos, e podem ser submetidos, contudo, entendemos que uma pesquisa de excelência deve gerar diferentes produtos de pesquisa e não apenas reproduções fatiadas (publicações salame), sendo a modalidade considerada uma conduta antiética.

Os autores poderão ser convidados a reescrever e ajustar o manuscrito de acordo com a similaridade encontrada.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Transinformação, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Transinformação observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Pesquisas envolvendo procedimentos com seres humanos devem respeitar os princípios éticos estabelecidos pela Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Ministério da Saúde, e pesquisa deve ter sido aprovada pelo comitê de ética da instituição responsável por ela. 

O documento de declaração de aprovação do comitê de ética será solicitado em caso de aprovação do artigo. Para a avaliação é necessário que se informe o número de registro da pesquisa.  

 

 

Direitos Autorais

 

Em todos os artigos publicados pelo periódico Transinformação, os direitos autorais são mantidos pelos autores. Os artigos são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0 de acesso aberto, o que significa que qualquer pessoa pode baixar e ler o artigo sem nenhum custo. Ainda, o artigo pode ser reutilizado desde que citado de forma adequada. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação. 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, não sendo propriedade do periódico, que também não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores.

Todos os artigos publicados na Transinformação, exceto quando especificado de forma diferente, são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0, permitindo a distribuição, adaptação e criação a partir do trabalho original.

O periódico Transinformação encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Editora Splendet PUC-Campinas