MODERNO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: ELEMENTOS PARA SUA FORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • José Augusto Chaves Guimarães

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia, Profissional da informação

Resumo

o ensino de Biblioteconomia no Brasil passou por distintos períodos históricos para, a partir dos anos 90, como reflexo de um contexto mundial, deparar-se com uma nova realidade: a do moderno profissional da informação (MIP), mormente a partir dos trabalhos desenvolvidos pela FID. A partir de uma revisão da literatura da área, discutem-se aspectos atinentes ao conceito, às características e às linhas de ação do MIP - principalmente no âmbito das "Três Marias" (Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia) - para se chegar a propostas quanto à sua formação no Brasil, em âmbito de educação continuada e de ensino de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACOSTA CARBALLO,C. M., PORTELAFILGUEIRAS,I.&CEBRIÁN DOMíNGUEZ, I. Confidencialidad,privacidade intimidad:aspectos éticos y jurídicos. Clencias de Ia Información, v.24, n.2, p:86-96, jun. 1993.

AMAT, N. EI documentalista: un cientifico de científicos. s.n.1. (cópia xerográfica).

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: TA Queiroz, 1991.

BIBLOS 2000. Anais... Belo Horizonte: A.B.M.G.; Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1994.

BIGGS,M. Reflexionson continuingeducation...near a window. Continuing educatlon, v.36, n.2, p.174-179, 1994.

CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMATICA Y DERECHO, 2. Merida,25-28abro1995.Actas... Merida(Espanha): Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1995. (2 disquetes)

DAL'EVEDOVE, S. Organização de atas departamentals: estudo comparativode técnicas arquivísticase biblioteconômicas.Marília:

UNESP. 1996. (Relatório PIBIC/CNPq).

DEGENT, R. J. A importância estratégica e o funcionamento do serviço de inteligênciaempresarial. Revista de Administração de Empresas, v.26, n.1, p.77-83, mar. 1986.

GIL URDICIÁN, B. Papel dei documentalista en el proceso de gestión de Ia información en Ias organizaciones. Ciencias de Ia Informaclón, v.23, n.2, p.70-74, jun. 1992.

GUERREIRO, S. L. G. G. Um novo profissional para um novo tempo: aspectos convergentese divergentesna atuaçâo de bibliotecários

e arquivistas. Marília: FFC-UNESP, 1995. (Trabalho de Conclusãode Cursode Biblioteconomiae Relatório- PIBIC/CNPq).

GUIMARÃES, J. A. C. Aéticanaformaçãodobibliotecário.Palavra-chave, São Paulo, v.8, p.5-8, out. 1994.

, BERTACHINI, M. de L. & VIDOTTI, S. A. B. G. Anteprojeto de reformulação curricular do curso de Biblloteconomiada UNESP. Marília: UNESP, 1994.

& GUAREZZI, S. Divulgação profissional: uma proposta pedagógica como suporteaodesenvolvimentoda profissão bibliotecária no Brasil. Translnformação, Campinas, v.6, n.1/3, p.43-59, jan./dez. 1994.

& Divulgaçãoprofissionalem Biblioteconomia: um compromisso político-pedagógico com a informação e com a categoria. In: BIBLOS2000. Belo Horizonte, 10-15 abr. 1994. Anais... Belo Horizonte: ABMG, 1994. p.380-394.

JARDIM, J.M. & FONSECA, M.O. As relacões entre a Arquivística e a Ciência da Informacão. Cadernos BAD, v.2, p.29-45, 1992.

LlNDQUIST, M. G. The marketinng of information services. FID News Bulletin, v.43, n.11/12, p. 267-269, 1993.

MASON, R. O. What is an information professional? Journal of educatlon for library and Information science, v.31, n.2, p.122-138,1990.

MASSI, S. R. M. Análise documentárla de documentos industriais: uma experiência com tipologias documentais da indúistria de alimentos. Marília: UNESP, 1994.

MICHEL, J. Management et documentation: nouvelles pour les professionnels de Information. FID News Bulletin, v.34, n.2, feb, p.37-41, 1993.

MUELLER, S. P. M. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v.14, n.1, p.3-16, jan./jun. 1985.

PALAVRA-CHAVE, São Paulo, n.8, out. 1994.

PONJUAN DANTE, G. Does the Modern Information Professional have a Ufe Cycle? FID News Bulletin, v.43, n.3, p.61. mar. 1993.

. Un mejor profesional para un usuario diferente: reflexiones acerca dei papel de los recursos humanos en Ia era de Ia información. Cienclas de Ia Información, v.22, n.4, p.2-9, dec. 1991.

. Papel de Ias escuelas de Biblioteconomia en Ia transformación dei profesional moderno de Ia información. Conferência de abertura do IV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIBLlOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, São Paulo, 21-23 ago. 1995.

SABLE, M. Substantive factors for a theory of reference service. International Library Review, n.16, p.407-14, 1984.

SAMUELS, H.W. Documentando a química moderna: a tarefa histórica do arquivista. B. Arq., v.2, n.1.2, p.7-18, jan./dez, 1993.

SMIT, J.W. O documento audiovisual ou a proximidade entre as três marias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.26, n.1/2, p.81-85, jan./jun. 1993.

. Eu, bibliotecário, RG XXXXX, CPF YYYYY, trabalho em arquivo ou museu... algum problema? Palavra-chave, São Paulo, v.8, p.12-13, out. 1994.

. O que é documentação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

VIEIRA, A. da S. Desenvolvimentode um novo profissional para um novo tempo. Revista da Escola de Biblioteconomla da UFMG, Belo Horizonte, v.18, n.1, p.111-113, 1993.

WELCH, L. The modem information professional: a very personal definition. FID News Bulletin, v.44, n.4, p.47-48, mar. 1994.

ZITARA, E. et aI. How to get a new information professional in a developingcountry. Newworlds in Informationand Documentation. FID, p.479-490. 1994.

Downloads

Publicado

25-03-1997

Como Citar

Guimarães, J. A. C. (1997). MODERNO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: ELEMENTOS PARA SUA FORMAÇÃO NO BRASIL. Transinformação, 9(1). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1597

Edição

Seção

ARTIGOS