ENSINO DE CIÊNCIAS

APOSTILAS COMO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Adriana Rinaldi Martins

Resumo

Recentemente no Brasil, pesquisadores vêm se empenhando em pesquisar, para analisar e avaliar, a eficiência de materiais didáticos. Em vários países, o mercado editorial didático está se diversificando apoiando-se, cada vez mais, nos dados da ciência. O presente trabalho é a análise de 56 textos produzidos pela Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural- CDCC, órgão da USP de São Carlos, compreendendo um período de nove anos, em atividades de minicursos, tendo como clientela alvo os alunos de 10 e 20 graus. Desses textos, 49 tiveram a participação de alunos universitários envolvidos em atividades de iniciação. Os sete restantes foram da responsabilidade de professores universitários. O estudo focalizou variáveis de produção destacando-se 99,8% dos textos do tipo de autoria individual para os alunos e 99,6% para os professores. Os resultados foram discutidos enfocando o material estudado por apresentar características de pré-print ou textos educacionais em desenvolvimento que tenham de ser testados e avaliados quantas vezes forem necessárias, até que atinjam um produto final cientificamente aceitável. Foram dadas sugestões para se estabelecer uma política de editoração que tenha condições de normalizá-los e padronizá-los, envolvendo profissionais pertinentes a essa área de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, I. A. do. O ensino de ciências e o desafio do fracasso escolar. IN: SANFELICE, J. L. A universidade e o ensino de 1º e 2º graus. Campinas: Papirus, 1988.

ARAÚJO,B.J. de. Em torno de um conceito atual de universidade. Ciência e Cultura, São Paulo, v.39, n.10, p.944-50, out.1987.

BARROS,Z.P. de. A extensão universitária e o ensino de 1º e 2º graus. Educação Brasileira, Brasília, v.2, n.5, 2. sem., 1980.

BRUNER,J. S. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1973. 87 p.

CAVALCANTI, M. C. & LOMBELLO, L. Atividades de leitura, produção de textos e o livro didático. DO Leitura, v. 10, n. 110, p. 4-5,1991.

FAGUNDES, V.A. Imagem social do "deficiente" nos livros didáticos do 1º grau. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Pontifícia Universidade Católica, 1989. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p. (Projeto Magistério).

FRACALANZA, H. ; AMARAL, I. A. do ; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p. (Projeto Magistério).

FRANCO-JÚNIOR, C. Os livros e a gravidade: uma queda pouco didática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 70, n. 165, p. 224-42, maio/ago., 1989.

MARTINS,A. R. Ensino de ciências: apostilas como material didático. Campinas, 1991.Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia), Pontifícia Universidade Católica de

Campinas, 1991. 109 p.

MARTINS,R.H. de S.C. O futuro professor: teste de eficiência de um curso focalizando problemas educacionais brasileiros e procedimentos de ensino. São Paulo, 1987. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São

Paulo, 1987.

PALMAFILHO, J. C. Formação continuada dos profissionais de ensino: convênios SE/Universidades. Algumas considerações iniciais. IN: II FASE DO FORUM SOBRE A LICENCIATURA E A 1ª JORNADA PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO, 1991, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1991. p.18-21

POBLACIÓN,D. A. Artigos científicos e Trans-in-formação: pré-requisitos para a publicação. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 51-64, jan./abr. 1989.

PUGH,S.L. &PAWAN,F. Reading, writing and academic literaly. IN: FLIPPO, R.F. e CARERLY, D.(org.) College reading & study strategy programs. Newark, Dell: IRA,1991.

WITTER, G. P. Ciência e ensino. IN: WITTER,G. P. Ciência, ensino e aprendizagem. São Paulo: Alfa-Omega, 1975.

WITTER,G. P. Privação cultural: instrução programada. São Paulo: VETUR,1976.

. O treinamento do professor em tecnologia da educação. Boletim de Psicologia, v. 26, n.68, p. 13-16, 1975.

WITTER,G.P. &DÁLIA,E.C.P. Educação de adultos: textos e pesquisas. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983. 137 p.

; TÉRZIS,A.; GUZZO,R. L. ; MONTE-SERRAT, S.; AMARAL,V. Dissertações de mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP,1975/1987): análise da estrutura geral do discurso. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 65-79, jan/abr. 1989.

ZAKON,A. Qualidades desejáveis na iniciação científica. Ciência e Cultura São Paulo, v. 41, n. 9, p. 86-77, set. 1989.

ZANETIC, J. Uma revisão sobre a resolução 30. IN: II FASE DO FORUM SOBRE A LICENCIATURAE A 1ª JORNADA DO ENSINO PÚBLICO, 1991, São Paulo. São Paulo: USP, 1991. p. 33-34.

Downloads

Publicado

25-11-1994

Como Citar

Martins, A. R. (1994). ENSINO DE CIÊNCIAS: APOSTILAS COMO MATERIAL DIDÁTICO. Transinformação, 6(1/2/3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1641

Edição

Seção

ARTIGOS