Dialogical elements in Harris, Dewey, Cutter, Otlet, Kaiser, and Ranganathan: Theoretical convergences in the history of Knowledge Organization

Autores

  • Rodrigo de Sales
  • Daniel Martínez-Ávila

Resumo

Neste artigo, são examinados diálogos e interseções teóricas entre alguns autores fundamentais para os estudos de classificação e
indexação nos séculos XIX e XX, abordando estudos que ajudaram a desenvolver o arcabouço teórico e metodológico da organização do conhecimento. Mais especificamente, são destacadas e analisadas as convergências entre Harris, Dewey, Cutter, Otlet, Kaiser e Ranganathan, de modo a conceber um quadro esclarecedor de suas contribuições teóricas e históricas para a fundamentação epistemológica da organização do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem crítico-descritiva para analisar as principais contribuições dos autores, bem como se lançou mão de reflexões críticas tecidas por alguns especialistas e biógrafos da área. O ponto de partida deste trabalho foi a discussão que une as classificações bibliográficas à organização do conhecimento, concebida nas ideias de Bliss; posteriormente, a narrativa histórica dividiu-se entre contribuições teóricas vindas do século XIX (Harris, Dewey e Cutter) e do século XX (Otlet, Kaiser e Ranganathan); e, por fim, apresentou-se uma discussão da história da organização do conhecimento a partir do ponto de vista do desenvolvimento teórico-metodológico da classificação e da indexação no decorrer dos séculos citados. O artigo conclui com algumas inferências e observações relativas às principais e convergentes contribuições dos autores para o desenvolvimento do campo da organização do conhecimento

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Publicado

25-11-2018

Como Citar

de Sales, R. ., & Martínez-Ávila, D. . (2018). Dialogical elements in Harris, Dewey, Cutter, Otlet, Kaiser, and Ranganathan: Theoretical convergences in the history of Knowledge Organization. Transinformação, 30(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/5967

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