Ritos de passagem e conhecimento: uma relação de cunho simbólico e cognitivo nas organizações
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a relação existente entre os ritos de passagem inerentes à cultura organizacional e o processo
de construção do conhecimento nos sujeitos. São descritas, inicialmente, as correntes teóricas que influenciam os estudos da
cultura organizacional, bem como os conceitos que fundamentam o processo de apropriação da informação pelos sujeitos no
sentido de evidenciar a dimensão simbólica dos ritos de passagem estabelecidos nas organizações e suas influências nos aspectos
cognitivos que afetam a construção do conhecimento. Para tanto, utilizou-se como estratégia de análise a concepção de ritos de
passagem adotada por Van Gennep e a dinâmica dos modelos organizadores do pensamento apresentada por Moreno e
colaboradores. Observa que os valores e as crenças compartilhados pela organização a partir dos ritos de passagem são abstraídos,
significados e organizados como informação de acordo com os valores centrais e crenças estabelecidas pelo sujeito ao longo da
vida. Conclui-se que os ritos de passagem planejados e elaborados pelas organizações influenciam a construção de conhecimentos
distintos nos sujeitos que, naturalmente, fogem das expectativas de homogeneização das organizações.
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