Inteligência competitiva: práticas funcionais, objetivos e infraestrutura em empresas no Brasil

Autores

  • Frederico VIDIGAL

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Métodos e técnicas de inteligência competitiva, Organizações

Resumo

No presente artigo objetivou descrever o funcionamento da Inteligência Competitiva, analisando métodos, técnicas e novos modelos em organizações com atuação no Brasil. Especificamente, procurou-se descrever o conjunto de experiências práticas dessas organizações. Do ponto de vista metodológico, na pesquisa qualitativa e descritiva, utilizou-se um roteiro semiestruturado de entrevista aplicado a 13 organizações industriais e de serviços no ano de 2011. Concluiu-se que os métodos e técnicas de Inteligência Competitiva não são díspares, em sua maioria, envolvendo técnicas diversas de monitoramento de informações de mercado, bem como o tratamento dessas informações. Conforme a pesquisa desenvolvida, detectou-se ainda uma disparidade nos objetivos para a atividade, o que pode estar relacionado a fatores como: o setor de atuação, a cultura, o porte e o posicionamento de mercado escolhido por essas organizações.

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Publicado

25-11-2013

Como Citar

VIDIGAL, F. (2013). Inteligência competitiva: práticas funcionais, objetivos e infraestrutura em empresas no Brasil. Transinformação, 25(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6137

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS