RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS: USOS DE TESAURO

Autores

  • Leonardo Fernandes SOUTO Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

bibliotecário, profissional da informação, tesauros, recuperação de informação, linguagem documentária, bases de dados, filtros de informação

Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas na obtenção de informações relevantes é quanto à filtragem de informações. Nesse sentido é bom destacar que o profissional da informação pode ser considerado como o primeiro filtro do sistema. O uso de instrumentos de linguagem documentária se faz necessário e contribui de forma substancial para o sucesso do serviço oferecido.
Esse trabalho defende a necessidade de um profissional da informação, na contribuição ao gerenciamento de sistemas de recuperação da informação, e tem como foco, o uso de tesauros em bases de dados, analisando-os sobre dois aspectos: como uma ferramenta de trabalho do indexador e como um poderoso recurso facilitador para a busca de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROONER, E.G. Introdução a bases de dados. In: BROONER, E. G. Gerência de bases de dados para microcomputadores. Rio de Janeiro: Campus, 1983. p.11-24.

CINTRA, A.M.M. et al. Linguagens documentárias. In: CINTRA, A.M.M. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis, 1994. p.23-34.

FOSKETT, A.C. Introdução. In: FOSKETT, A.C. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973. p.3-9.

GALVÃO, M.C.B. Construção de conceitos no campo da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.1, p.46-52, 1998.

GOMES, H.E. (Coord.). Cabeçalho de assunto unificado: projeto CAU: divisão de forma: instruções de uso. [S.l.]: IBICT, 1984. p.14.

GOMES, H.E. Manual de elaboração de tesauros monolíngües. Brasília: Programa Nacional de Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior, 1990. 78p.

LUCAS, C.R. A organização do conhecimento e tecnologias da informação 1. Transinformação, Campinas, v.8, n.3, p.59-65, 1996.

ROSETTO, M. Uso do protocolo Z 39.50 para recuperação de informação em redes eletrônicas. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.136-139, 1997.

Downloads

Publicado

25-03-2003

Como Citar

Fernandes SOUTO, L. . (2003). RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS: USOS DE TESAURO. Transinformação, 15(1), 1–10. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6390

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES