Interdisciplinariedade e integralidade no ensino em saúde
Palavras-chave:
currículo, ensino, interdisciplinaridade, saúde.Resumo
Objetivo
Este estudo visou analisar os programas e as atividades interdisciplinares e multiprofissionais das Faculdades do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Métodos
Procedeu-se à análise documental e de depoimentos de atores envolvidos na docência, questionando acerca das atividades desenvolvidas nos diferentes cenários: salas de aula, clínicas, hospital e unidades básicas de saúde.
Resultados
A interdisciplinaridade está presente nas propostas curriculares e como intenção da Universidade, mas acontece fundamentalmente por iniciativas individuais. Na
perspectiva dos entrevistados, apesar das dificuldades relativas à fragmentação dos saberes e das práticas, ao desconhecimento e ao preconceito acerca dos campos e núcleos das profissões da saúde e à precarização do vínculo docente, tem havido integração entre os cursos, destacando-se as práticas nos serviços de saúde, em especial na rede básica.
Conclusão
Diferentes práticas de ensino viabilizam "encontros" entre discentes, docentes, funcionários e usuários, que demonstram um processo interdisciplinar em construção, distante da transdisciplinaridade.
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