Apresentação Seção temática

Psicologia no contexto hospitalar

Autores/as

  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia como Profissão e Ciência

Resumen

A inserção da Psicologia no contexto da saúde é antiga, pois a própria American Psychological Association, em 1911, já realizava discussões sobre as relações entre Psicologia e a formação médica e sua prática (Winett, King, & Altman, 1989). Tradicionalmente, adotou-se um modelo de intervenção clínica, que se estendeu à Psicologia Hospitalar, inclusive no Brasil, onde as publicações se iniciaram na década de 1980 (Camon, 1984; Romano, 1990). Contudo, mudanças nas formas de compreensão das relações entre saúde- -doença, com consequentes alterações nas propostas de atuação do psicólogo, transcendem o modelo de atendimento clínico individualizado. Essas mudanças vêm ocorrendo desde a organização da área da Psicologia da Saúde na década de 1970 (Matarazzo, 1980), acompanhando o desenvolvimento das áreas diretamente relacionadas, como a Psicologia Pediátrica (Crepaldi, Linhares, & Perosa, 2006; Robert & Steele, 2009), a Psico-oncologia (Kazak et al., 2007), a Psiconeuroimunologia (Segerström, 2012; Slavich & Cole, 2013). Todas essas áreas dependem da interseção de conhecimentos derivados de ramos da Biologia (Epignética e Neurociências), da Ecologia (ambiente físico e social), da Saúde e Desenvolvimento (aprendizagem, comportamento, bem-estar físico, mental e social), em uma perspectiva das Ciências do Ciclo de Vida (Braveman & Barclay, 2009; Dich et al., 2015; Miller, Chen, & Parker, 2011; Shonkoff, Garner, The Committee on Psychosocial Aspects of Child and Family Health, Committee on Early Childhood, Adoption, and Dependent Care, & Section on Developmental and Behavioral Pediatrics, 2012). Dependem também da Psicopatologia do Desenvolvimento (Rutter & Sroufe, 2000), da própria Psicologia da Saúde, das Ciências Cognitivas, da Saúde Pública, das Ciências Sociais, enfim, todas que compõem as Ciências do Desenvolvimento Humano (Sameroff, 2010; Shonkoff et al., 2012).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Braveman, P., & Barclay, C. (2009). Health disparities beginning in childhood: A life-course perspective. Pediatrics, 124(Suppl.3), S163. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2009-1100D

Broering, C. V., & Crepaldi, M. A. (2013). Psychological preparation for surgery: Verbal report of the drawingstory. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(3), 367- 374. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300006

Camon, V. A. A. (1984). Psicologia hospitalar: a atuação da psicologia no contexto hospitalar. São Paulo: Traço.

Crepaldi, M. A., Linhares, M. B. M., & Perosa, G. B. (2006). Temas em psicologia pediátrica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Crepaldi, M. A., Rabuske, M. M., & Gabarra, L. M. (2006). Modalidades de atuação no psicólogo em psicologia pediátrica. In M. A. Crepaldi, M. B. M. Linhares, & G. B. Perosa (Orgs.), Temas em psicologia pediátrica (pp.13-55). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Dich, N., Hansen, A. M., Avlund, K., Lund, A. R., Mortensen, E. L., Bruunsgaard, H., & Rod, N. H. (2015). Early life adversity potentiates the effects of later life stress on cumulative physiological dysregulation. Anxiety, Stress, & Coping: An International Journal, 28(4), 372-390. http://dx.doi.org/10.1080/10615806.2014.969720

Kazak, A. E. (2006). Pediatric Psychosocial Preventative Health Model (PPPHM): Research, practice, and collaboration in pediatric family systems medicine. Families, Systems, & Health, 24(4), 381-395. http://dx.doi.org/10.1037/1091-7527.24.4.381

Kazak, A. E., Rourke, M. T., Alderfer, M. A., Pai, A., Reilly, A. F., & Meadows, A. T. (2007). Evidence-based assessment, intervention and psychosocial care in pediatric oncology: A blueprint for comprehensive services across treatment. Journal of Pediatric Psychology, 32(9), 1099-1110. http://dx.doi.org/10.1093/jpepsy/jsm031

Matarazzo, J. D. (1980). Behavioral health and behavioral medicine: Frontiers for a new healthy psychology. American Psychologist, 35(9), 807-817.

Melnik, T., Souza, W. F., & Carvalho, M. R. (2014). A importância da prática da psicologia baseada em evidências: aspectos conceituais, níveis de evidência, mitos e resistências. Revista Costarricense de Psicología, 33(2), 79-92.

Miller, G. E., Chen, E., & Parker, K. J. (2011). Psychological stress in childhood and susceptibility to the chronic diseases of aging: Moving towards a model of behavioral and biological mechanisms. Psychological Bulletin, 137(6), 959-997. http://dx.doi.org/10.1037/a0024768

Robert, M. C., & Steele, R. G. (2009). Handbook of pediatric psychology (4th ed.). New York: The Guilford Press.

Romano, B. W. (1990). A prática da psicologia nos hospitais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Rutter, M., & Sroufe, L. A. (2000). Developmental psychopathology: Concepts and challenges. Development and Psychopathology, 12(3), 265-296.

Sameroff, A. (2010). A unified theory of development: A dialectic integration of nature and nurture. Child Development, 81(1), 6-22. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8624.2009.01378.x

Segerström, S. C. (2012). The Oxford handbook of psychoneuroimmunology. New York: Oxford University Press.

Shonkoff, J. P., Garner, A. S., The Committee on Psychosocial Aspects of Child and Family Health, Committee on Early Childhood, Adoption, and Dependent Care, and Section on Developmental and Behavioral Pediatrics. (2012). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, 129(1), e232-246. http://dx.doi.org/10.1542/peds. 2011-2663

Slavich, G. M., & Cole, S. W. (2013). The emerging field of human social genomics. Clinical Psychological Science, 1(3), 331-348. http://dx.doi.org/10.1177/2167702613478594

Winett, R. A., King, A., & Altman, D. G. (1989). Health psychology and public health. São Paulo: Pergamon Press.

Publicado

2023-03-24

Cómo citar

ENUMO, S. R. F. (2023). Apresentação Seção temática: Psicologia no contexto hospitalar. Estudos De Psicologia, 33(4). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/8003