Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente

Autores

  • Wanda Maria Junqueira de AGUIAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação.
  • Virgínia Campos MACHADO Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Nutrição, Departamento de Ciência da Nutrição.

Palavras-chave:

Atividade docente, Psicologia sócio-histórica, Sentidos, Significado

Resumo

Este artigo apresenta e discute a importância de produzir conhecimento a respeito dos aspectos subjetivos que constituem a atividade docente, buscando compreendê-la para além de sua aparência, em suas contradições e mediações. Propõe-se aqui a discussão dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, a qual, por sua vez, fundamenta-se no Materialismo Histórico e Dialético. Estes dois últimos orientam as pesquisas realizadas pelo grupo “Atividade docente e subjetividade”, o qual tem contribuído para a produção de conhecimento crítico na área da educação. Para tanto, inicia-se discutindo categorias como: Mediação, Historicidade, Atividade, Sentidos, Significados e Subjetividade. Em seguida, passa-se aos conceitos “real da atividade” e “atividade real” e os procedimentos de Autoconfrontação Simples e Cruzada propostos por Yves Clot. Enfatiza-se a importância do referencial teórico em todas as etapas da pesquisa, visto ser um critério de cientificidade do conhecimento produzido, e a necessária articulação entre todos esses momentos.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

AGUIAR, W. M. J. de, & MACHADO, V. C. (2023). Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/estpsi/article/view/7858

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA