Confiabilidade e validade do conteúdo de um questionário para avaliar os estágios de mudança de comportamento no estilo de vida escolar, em crianças colombianas: estudo Fuprecol

Autores

  • Yasmira CARRILLO-BERNATE Universidad del Rosario
  • Jorge Enrique CORREA-BAUTISTA Universidad del Rosario
  • Robinson RAMÍREZ-VÉLEZ Universidad del Rosario

Palavras-chave:

Conduta, Estilo de vida, Medição do risco, Estudos de validação

Resumo

Objetivo
Estimar a confiabilidade e validade do conteúdo do Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida em uma amostra de crianças e adolescentes escolares e adolescentes de 9 a 17 anos.

Métodos
Estudo de validação em 675 alunos pertencentes a 3 instituições oficiais de ensino da cidade de Bogotá, Colômbia. Elaborou-se e aplicou-se o Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida, perguntando sobre as etapas de mudanças na atividade física/exercício, no consumo de frutas, legumes, drogas, tabaco e bebidas alcoólicas por esforço próprio, através de formulário estruturado. A α-cronbach, Kappa e a análise fatorial exploratória foram utilizadas para avaliar a confiabilidade e a validade do conteúdo, respectivamente.

Resultados
Da população avaliada, 51,1% eram homens e a idade média dos participantes foi de 12,7±2,4 anos. O Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida mostrou um α-cronbach global de 0,720 (intervalo 0,691 a 0,730) e bom acordo de peritos (Kappa=0,71). A análise fatorial exploratória determinou dois fatores (fator 1: atividade física/exercício, consumo de frutas e verduras e fator 2: consumo de drogas, tabaco e álcool), que representaram 67,78% da variante, com seis interações c2
/gL=11649,833; p<0,001.

Conclusão
O Questionário de Mudança Comportamental nos Estilos de Vida apresentou consistência interna e validade adequadas. Este instrumento é recomendado principalmente no contexto de atendimento primário, para o estudo das etapas do modelo comportamental de estilos de vida na população escolar. 

Referências

World Health Organization. Mental Health: Strengthening Mental Health Promotion. Fact Sheet nº 220. Geneva: WHO; 2007 [2016 Sept 6] Avalaible from URL: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs220/en/index.html

Loef M, Walach H. The combined effects of healthy lifestyle behaviors on all cause mortality: A systematic review and meta-analysis. Prev Med. 2012;55(3):163-70. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2012.06.017

Stanner S. Diet and lifestyle measures to protect the ageing heart. Br J Community Nurs. 2009;14(5):210-2. https://doi.org/10.12968/bjcn.2009.14.5.42080

Candeias V, Armstrong TP, Xuereb GC. Diet and physical activity in schools: Perspectives from the implementation of the WHO global strategy on diet, physical activity and health. Can J Public Health. 2010;101(Suppl.2):S28-30. https://doi.org/10.17269/cjph.101.1915

Lachat C, Otchere S, Roberfroid D, Abdulai A, Seret FM, Milesevic J, et al. Diet and physical activity for the prevention of noncommunicable diseases in low- and middle-income countries: A systematic policy review. PLoS Med. 2013;10(6):e1001465. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1001465

Lee A. Health-promoting schools: Evidence for a holistic approach to promoting health and improving health literacy. Appl Health Econ Health Policy. 2009;7(1):11-7. https://doi.org/10.1007/BF03256138

Prochaska JO, DiClemente CC. Stages of change in the modification of problem behaviors. Prog Behav Modif. 1992;28(1):183-218.

Rhodes R, Nasuti G. Review: Trends and changes in research on the psychology of physical activity across 20 years: A quantitative analysis of 10 journals. Prev Med. 2011;23(1-2):5317-23. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2011.06.002

Melendez L, Olivares S, Lera L, Mediano F. Etapas del cambio, motivaciones y barreras relacionadas con el consumo de frutas y verduras y la actividad física en madres de preescolares atendidas en centros de atención primaria de salud. Rev Chil Nutr. 2011;38:466-75. https://doi.org/10.4067/S0717-75182011000400010

Hulme PA, Walker SN, Effle KJ, Jorgensen L, McGowan MG, Nelson JD, et al. Health-promoting life style behaviors of Spanish-speaking hispanic adults. J Transcult Nurs. 2003;14(3):244-54. https://doi.org/10.1177/1043659603014003011

Flórez-Alarcón L. Classification in stages of university students of Bogota using alcohol according the transtheoretical model. Adicciones. 2001;13(2):199-209.

Bandura A. Social cognitive theory: An agentic perspective. Ann Rev Psychol. 2001;52:1-26. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1

Godin G, Kok G. The theory of planned behavior: A review of its applications to health-related behaviors. Am J Health Promot. 1996;11(2):87-98. https://doi.org/10.4278/0890-1171-11.2.87

Florez-Alarcon, L. Evaluación de los procesos de cambio propuestos por el modelo transteórico, en estudiantes de secundaria y universitarios consumidores de alcohol. Act Colom Psicol. 2005;8(1)47-78.

Salazar-Torres IC, Varela-Arévalo MT, Lema-Soto LF, Tamayo-Cardona JA, Duarte-Alarcón C. Equipo de investigación CEVJU Colombia Assessing young university students’ behaviour regarding health. Rev Salud Pública. 2010;12(4):599-611. https://doi.org/10.1590/S0124-00642010000400007

Cabrera G, Gómez L, Mateus JC. Actividad física y etapas de cambio comportamental en Bogotá. Colomb Med. 2004;35(2):82-6.

Prieto-Benavides DH, Correa-Bautista JE, RamírezVélez R. Niveles de actividad física, condición física y tiempo en pantallas en escolares de Bogotá, Colombia: Estudio FUPRECOL. Nutr Hosp. 2015;32(5):2184-92. https://doi.org/10.3305/nh.2015.32.5.957

McCallum RC, Browne MW, Sugawara HM. Power Analysis and determination of sample size for covariance structure modeling. Psychol Methods. 1996;1(2):130-49.

Bentler PM, Yuan K. Structural equation modeling with small samples: Test statistics. Multivariate Behav Res. 1999;34(2):181-97. https://doi.org/10.1207/S15327906Mb340203

Carretero-Dios H, Pérez C. Standards for the development and review of instrumental studies: Consideration about test selection in psychology research. Int J Clin Health Psychol. 2007;7(3):863-82.

Cohen R, Swerdlik M. Pruebas y evaluación psicológicas: Introducción a las pruebas de medición. Bogotá: McGraw Hill; 2001.

Nunnally J. Psychometric theory. 2nd ed. New York: McGraw Hill; 1978.

Ochoa-Meza G, Sierra JC, Pérez-Rodrigo C, Aranceta-Bartrina J. Validity of Pro Children Project questionnaire for assessing psychosocial factors of fruit and vegetable intake in Mexico. Salud Publica Mex. 2014;56(2):165-79.

Sarbandi F, Niknami S, Hidarnia A, Hajizadeh E, Montazeri A. The transtheoretical model (TTM) questionnaire for smoking cessation: Psychometric properties of the Iranian version. BMC Public Health. 2013;13(17):1186. https://doi.org/10.1186/1471-2458-13-1186x

Robinson AH, Norman GJ, Sallis JF, Calfas KJ, Rock CL, Patrick K. Validating stage of change measures for physical activity and dietary behaviors for overweight women. Int J Obes. 2008;32(7):1137-44. https://doi.org/10.1038/ijo.2008.65

Wright JA, Whiteley JA, Laforge RG, Adams WG, Berry D, Friedmon RH. Validation of 5 stageof-change measures for parental support of healthy eating and activity. J Nutr Educ Behav. 2015;47(2):134-42. http://doi.org/10.1016/j.jneb.2014.11.003

Cardoso-Ricardo LI, Rombaldi AJ, Kopp D, Wiltgen-Ferreira R, Hallal PC, Azevedo MR. Estágios de mudança de comportamento para atividade física após uma intervenção escolar: um estudo transversal. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2015;20(6):569-70.

Ramírez-Vélez R, González-Ruíz K, Correa-Bautista JE, Meneses-Echávez JF, Martínez-Torres J. Demographic and socioeconomic differences in consumption of sugarsweetened beverages among Colombian children and adolescents. Nutr Hosp. 2015;31(6):2479-86.

Ramos-Sepúlveda JA, Ramírez-Vélez R, CorreaBautista JE, Izquierdo M, García-Hermoso A. Physical fitness and anthropometric normative values among Colombian-Indian schoolchildren. BMC Public Health. 2016;16(23):962. https://doi.org/10.1186/s12889-016-3652-2

Caicedo-Álvarez JC, Correa-Bautista JE, GonzálezJiménez E, Schmidt-RioValle J, Ramírez-Vélez R. Waist circumference distribution in Colombian schoolchildren and adolescents: The FUPRECOL study. Endocrinol Nutr. 2016;63(6):265-73. https://doi.org/10.1016/j.endonu.2016.01.008

Downloads

Publicado

16-03-2023

Como Citar

CARRILLO-BERNATE, Y. ., CORREA-BAUTISTA, J. E. ., & RAMÍREZ-VÉLEZ, R. . (2023). Confiabilidade e validade do conteúdo de um questionário para avaliar os estágios de mudança de comportamento no estilo de vida escolar, em crianças colombianas: estudo Fuprecol. Revista De Nutrição, 30(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/nutricao/article/view/7862

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS