Revelações do imaginário urbano; iconografia campineira no final do século XIX
Abstract
A fotografia, seja ela de indivíduos, isoladamente ou em grupos, de monumentos, de espaços públicos ou de edificações, revela-nos representações em que os padrões sociais buscam ser seguidos, mesmo que artificialmente.Downloads
References
AMARAL, L. (org). A cidade de Campinas em 1900. Campinas, Casa do livro azul, 1899.
BARCELOS, H. de. Campinas Atual, in A Cidade de Campinas em 1900. Campinas, Casa do livro azul, 1899.
BARTHES, R. A Câmara Clara. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIM, W. Pequena história da fotográfia (1931). Magia e técnica, arte e politica. São Paulo, Brasiliense, 1985.
BRESCIANI, M. S. Metrópolis: As faces do monstro urbano (as cidades no século XIX). Revista Brasileira de História. São Paulo, v.5, n. 8/9, 1985.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, Papirus, 1994.
FABRIS, A. (org). Fotográfia: usos e funções no século XiX. São Paulo, Edusp, 1991.
GALZERANI, M. C. B. O Almonaque, a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas d 1870 e 1880. Tese de doutorado, IFCH - Unicamp, 1998.
KOSOY,B. Realidades e Ficções no Tromo Fotográfico,São Paulo,Ateliê Editorial,1999.
LEGOFF, J. História e memória. Campinas,Editoro do UNICAMP. 1996.
LIMA,V. C. C. de e FERRAZ, S. de.Fotografia e Cidade: da razão urbano à lógico do consumo. Àlbuns de São Paulo,1887-1954. Campinas,FAPESP/Mercodo de Letras,1 997.
MENEZES,U. B. de. O Objeto material como documento. Texto didático apresentado no curso Patrimônio cultural: políticos e perspectivas, organizado pelo IAB/CONDEPHAAT em
SALLES,J. A. de. O grupos dos Cincos,in A Cidade de Campinas em 1900. Campinas, Caso do Livro Azul, 1899.
SAMAIN, E. (org.). O Fotográfico. São Paulo,Editoro UCITEC-CNPQ,1998.
SARMENTO, A. Homens e Aspectos, Diário de Campinas, 01/01/1899.
SEMEGHINI,U.C. Do café a lndustria: Uma cidade e seu tempo. Campinas, Unicamp, 1991.
SONTAG,S. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro, Arbor, 1981.
SOUZA, I. L. F. S. C., Belmiro de Almeida: Das Tramas do Ver, Dissertação de mestrado apresentado ao Instituto de Artes-Unicamp,1994.