A lógica espacial de John Ruskin
Palavras-chave:
teoria da percepção, arquitetura, lógica espacial, ética, estética.Resumo
Uma leitura mais cuidadosa das ideias arquitetônicas de Ruskin passa necessariamente pela abordagem de suas considerações sobre a forma pictórica além de sua forma natural. A forma arquitetônica em Ruskin é derivada de suas ideias sobre a pintura, segundo as quais conceitos similares servem tanto para a arquitetura como para a pintura e para a natureza. Em um primeiro momento, Ruskin elaborou a sua noção de forma natural, em seguida relacionou essa noção com a forma pictórica. Por fim, transferiu os conceitos
tratados em sua forma pictórica para o âmbito da forma arquitetônica. Percebe-se que os assuntos tratados por Ruskin são irrelevantes em relação ao que está por trás: uma teoria da percepção que mistura assuntos díspares. A lógica ruskiniana é espacial e composta por assuntos tais como: natureza, pintura, arquitetura e política econômica. Este artigo trata dos três primeiros temas, e procura mostrar a sua interdependência.
Downloads
Referências
AMARAL, C. John Ruskin e o desenho no Brasil. São Paulo, 2005. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura
e Urbanismo da Universidade de São Paulo, RUSKIN, J. Modern Painters. London: Smith, Elder &
Co., 1948. v.I.
_______. Modern Painters. London: Smith, Elder & Co., 1856. v.II, III, IV.
_______. Modern Painters. London: Smith, Elder & Co, 1860. v.V.
_______. The Stones of Venice. London: George, Allen & Unwin, 1925.v.I, II, III. [As pedras de Veneza. São
Paulo: Martins Fontes, 1992.]
_______. The Seven Lamps of Architecture. London: J.M.Dent & Sons Ltd., 1921.
_______. Munera Pulveris. London: Routledge/Thoemmes Press, 1994.
_______. A Joy for Ever. London: Routledge/Thoemmes Press, 1994.
_______. Unto this Last. London: Routledge/Thoemmes Press, 1994.
_______. Fachada de San Michele. Lucas. In: Ruskin’s Drawings. Oxford: Ashmolean Museum, 1997, p.65.
_______. Desenho de galho. In: Ruskin’s Drawings. Oxford: Ashmolean Museum, 1997. p.39.
_______. Desenho de folhas. Ruskin’s Library, University of Lancaster, UK, 2004.
_______. Estudo. In: PARKER, H. Introduction to the Study of Gothic Architecture. London: James Parker
and Co., 1874. p.110.
_______. Estudo. Ruskin’s Library, University of Lancaster, 2004.
TURNER, J. M. Pôr do sol. In: WHELCHEL, H. Ruskin and the Victorian Eye. New York: Harry Abrams, 1993. p.124.