Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional

Autores

  • Francisco José Aragão Pedroza CUNHA Universidade Federal da Bahia
  • Núbia Moura RIBEIRO Instituto Federal de Educação
  • Hernane Borges de Barros PEREIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem e inovação organizacional, Gestão de documentos

Resumo

Entender as (trans)formações das organizações à luz dos processJs de aprendizagem organizacional vinculados aos do registro do conhe­cimento é recomendável para a promoção de inovações. O objetivo deste manuscrito é revisar aportes conceituais multirreferenciais sobre a aprendizagem organizacional e a gestão de documentos e destacar a importância dos registros do conhecimento como uma das técnicas de gerenciamento avançado para o desenvolvimento eo alcance de inovações. Para isso, utilizou-se uma revisão de literatura de caráter exploratório e multidisciplinar. Conclui-se que a identificação e aplicação de modelos de gestão para representar o conhecimento é um desafio para organizações que visam promover condições de criação e uso do conhecimento, transformando-o em inovações orgcnizacionais. As organizações podem confirmar ou criar espaços e ambientes de trocas local, regional, nacional ou glo­bal com a finalidade estratégica de gerar e compartilhar conhecimentos desde que saibam utilizar mecanismosde gestão de documentos.

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Biografia do Autor

Francisco José Aragão Pedroza CUNHA, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Núbia Moura RIBEIRO, Instituto Federal de Educação

Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multinstitucional em Difusão do conhecimento

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Publicado

25-05-2013

Como Citar

Aragão Pedroza CUNHA, F. J., Moura RIBEIRO, N., & Borges de Barros PEREIRA, H. (2013). Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional . Transinformação, 25(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/10452

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