Gestão de documentos: bases para a aprendizagem e inovação organizacional
Palavras-chave:
Conhecimento, Aprendizagem e inovação organizacional, Gestão de documentosResumo
Entender as (trans)formações das organizações à luz dos processJs de aprendizagem organizacional vinculados aos do registro do conhecimento é recomendável para a promoção de inovações. O objetivo deste manuscrito é revisar aportes conceituais multirreferenciais sobre a aprendizagem organizacional e a gestão de documentos e destacar a importância dos registros do conhecimento como uma das técnicas de gerenciamento avançado para o desenvolvimento eo alcance de inovações. Para isso, utilizou-se uma revisão de literatura de caráter exploratório e multidisciplinar. Conclui-se que a identificação e aplicação de modelos de gestão para representar o conhecimento é um desafio para organizações que visam promover condições de criação e uso do conhecimento, transformando-o em inovações orgcnizacionais. As organizações podem confirmar ou criar espaços e ambientes de trocas local, regional, nacional ou global com a finalidade estratégica de gerar e compartilhar conhecimentos desde que saibam utilizar mecanismosde gestão de documentos.
Downloads
Referências
ARANTES, N. Sistemas de gestão empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas. 2.ed. SãJ Paulo: Atlas, 1998.
ARGYRIS, C. On orgonizotional /eoming. 13.ed. Malden Blac
BOURDIEU, P. A economia das trocos simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
cur,._HA, F.J.A.P. Da adesão à participação em uma rede de hospitais como promoção da aprendizagem organizacional edo inov1ção gerencio/: um olhar sobre a Rede lnovarH-BA. 2012. Tese (Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) -Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
cur,._ HA, M.B.; CAVALCANTI, R.O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS. Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3.ed. Brasília: FINEP, 2005.
FRÓES BURNHAM, T. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. ln: BARBOSA, J. (Ed ). Reflexões em torno da r,bordagem multireferenciol. São Carlos: EdUFSCar, 1998. p35-56.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
GUINCHAT, C; MENOU, M. lntroduçãogeral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília IBICT, 1994.
LOERMANS, J. Synergizing the learning organization and knowledge management. Journal of Knowledge Management, v.6, n.3, p.285-294, 2002.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005a.
MORIN, E. O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
POLANYI, M. Personal knowledge: towards a post-critical philosophy. Chicago: University of Chicago, 1958.
ROUSSEAU, J.Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SANTOS, V.B. A prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento. ln: SANTOS, V.B.; INNARELLI, H.C; SOUSA, R.T.B. (Ed.).Arquivística: temas contemporâneos-classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Brasília: Senac, 2007.
SENGE, P A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Sei ler, 201 O.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, 1. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: aspectos conceituais e estudos exploratórios sobre as práticas de empresas brasileiras. ln FLEURY, MT.L.; OLIVEIRA JR., M.M. (Ed ). Gestão estratégico do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
VASCONCELOS, IJ.G.; MASCARENHAS, A.O. Organizações em aprendizagem. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.