Modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena

uma discussão na Ciência da Informação

Autores

  • Diego Leonardo de Souza Fonseca Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0002-0105-1577
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação https://orcid.org/0000-0001-5865-3109

Palavras-chave:

Conhecimento indígena, Gestão do conhecimento indígena, Modelos de gestão do conhecimento indígena, Povos indígenas

Resumo

O artigo tem como objetivo explorar algumas iniciativas de modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena no âmbito da Ciência da Informação a partir de uma revisão de literatura sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com a realização de um processo de coleta de estudos em bases de dados (Scopus, Science Direct, Web of Science, SciELO e a Base de Dados em Ciência da Informação), estruturado por critérios de inclusão e exclusão para a definição da amostra da pesquisa. Durante a coleta de dados, após a avaliação dos critérios de pesquisa, foram selecionados 08 artigos para análise e discussão. No processo de análise, observou-se que os modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena identificados apresentam características, estruturas e abordagens diferentes, de acordo com a localização, a comunidade e os objetivos propostos, dependendo de cada contexto social, político, econômico e informacional. Em conclusão, identificou-se que todos os modelos de Gestão do Conhecimento Indígena são internacionais, com grande parte deles concentrados na América do Norte e África, enquanto no Brasil não foi localizado nenhum estudo apresentando proposta de modelo, o que, para o entendimento deste artigo é compreendido como um hiato de pesquisa. Sugere-se como pesquisas futuras um aprofundamento das discussões sobre o Conhecimento Indígena e a Gestão do Conhecimento Indígena no campo da Ciência da Informação no Brasil, a fim de possibilitar a construção de um cenário investigativo sobre o tema.

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Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012).

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. 

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Publicado

30-10-2024

Como Citar

Fonseca, D. L. de S., & Zaninelli, T. B. (2024). Modelos conceituais de Gestão do Conhecimento Indígena: uma discussão na Ciência da Informação. Transinformação, 36. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/10685

Edição

Seção

Originais