PANORAMA TEMÁTICO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Antonio Marcos GONÇALVES FILHO Universidade de São Paulo
  • Daisy Pires NORONHA Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

produção acadêmica, graduação, análise temática, trabalho de conclusão de curso, biblioteconomia

Resumo

Analisa aspectos temáticos de 217 Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos por alunos do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no período de 1987 a 2002, conforme resumos publicados pela LISA-Library and Information Science Abstracts. A categoria temática mais trabalhada foi “Biblioteca e Centro de Informação”, com os assuntos específicos “Biblioteca Pública” e “Biblioteca de Assuntos Especiais”, seguida de “Comunicação Informacional”, com os assuntos específicos “Serviço de informação” e “Trabalho de referência”. Constatou-se uma concentração de trabalhos em cinco categorias, refletindo o “perfil temático” da produção de Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento, que deixa, nas demais categorias temáticas, uma vasta lacuna a ser explorada pelos alunos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, I.R.; BARROS, R.R.; OLIM, A.L.R; SANTOS, E.L.Trabalhos de conclusão de curso de biblioteconomia do Estado de São Paulo: análise comparativa. São Paulo, 2000. 98f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo.

CASTRO, C.A. A pesquisa discente nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. TransInformação, Campinas, v.14, n.1, p.49-54, 2002.

GUIMARÃES, J.A.C. Pesquisa discente em biblioteconomia no Brasil: elementos para uma política em cursos de graduação. TransInformação, Campinas, v.14, n.1, p.55-62, 2002.

LISA-Library Information Science Abstracts. London: Library Association Publ., n.12, Dec. 2002.

MUELLER, S.P.M.; PECEGUEIRO, C.M.P.A. O periódico Ciência da Informação na década de 90: um retrato da área refletido em seus artigos. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n.2, p.47-63, 2001.

POBLACIÓN, D.A.; CUNHA, I.MR.F.; KOBASHI, N.Y.; VERGUEIRO, W. Processo de implantação do currículo de Biblioteconomia na ECA-USP: uma experiência democrática. Revista de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.21, n.1-2, p.103-11, 1988.

RODRIGUES, M.E.F.; LÜCK, E.H.; BREGLIA, V.L.A. O ensino e a prática da pesquisa: delineamento de uma nova proposta de formação. TransInformação, Campinas, v.14, n.1, p.41-49, 2002.

SILVA, A.M. O curso de biblioteconomia e documentação: da Escola de Comunicações Culturais à Escola de Comunicações e Artes. 1998. 84f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo.

WITTER, G.P.; PÉCORA, G.M.M. Temática das dissertações e teses em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil (1970-1992). In: WITTER, G.P. (Org.). Produção científica. Campinas: Átomo, 1997. p.77-86.

Downloads

Publicado

25-03-2004

Como Citar

GONÇALVES FILHO, A. M. ., & Pires NORONHA, D. . (2004). PANORAMA TEMÁTICO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Transinformação, 16(1), 1–12. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6368

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS