CONTEXTO, LEITURA E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Lígia Maria Moreira DUMONT Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

leitura e contexto - leitura e subjetividade

Resumo

Os estl/dos da efetivação do ato da leitl/ra tecem sI/as raizes principalmente em três dimensões: o contexto, a motivação e o sentido. Os conceitos, advindos em primeira instância da história, da psicologia e da semiologia, respectivamente. demonstram o imbricado de assl/ntos e áreas do conhecimento que necessitam ser analisados para obter-se a compreensão da verdadeira
efetivação da leitura. Apesar dafl/são desses três conceitos atuarem quase indistintamente na prática da leitura, o artigo detém-se, deforma didática, na dimensão contexto. É considerado como o elemento catalisador da leitura, pois se o contexto descrito pelo autor nãoforao encontro com o do leitor, não bater com a sua vivência, a ação leitura não se efetivará. São apresentados argumentos de pensadores da área de leitura, destacando conceitos, teses epostulados por eles elaborados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORNHEIM, Gerd. Resposta à mesa-redonda. In: SANTOS, Wanderley Guilherme dos (Debat.). SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, Rio de Janeiro, 1994. Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1994. p.36.

CÂNDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. 4.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p.123-152: De cortiço a cortiço.

FOX, Ralph. The novel and the psople. London: Lawrence and Wishart,1937.

LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1991.

MALARD, Letícia. Teoria da literatura e sociologia: o discurso marxista na análise literária. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1995. (Resumo de palestra, texto digitalizado).

MOISÉS, Sarita Maria Affonso. Literatura e história: imagens de leitura e de leitores no Brasil no século XIX. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.O, p.53-62, set./dez.1995.

OLSEN, Stein Haugom. A estrutura do entendimento literário. Rio de Janeiro: Zahar,1979.

PINGAUD, Bernard. La antinovela: sospecha, liquidación o búsqueda. Buenos Aires: C. Pérez, c 1968.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Leitura e literatura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, Rio de Janeiro, 1994. Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional,1994. p.145-149.

Downloads

Publicado

25-05-2001

Como Citar

Moreira DUMONT, L. M. . (2001). CONTEXTO, LEITURA E SUBJETIVIDADE. Transinformação, 13(1), 1–5. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6444

Edição

Seção

ARTIGOS