CONTEXTO, LEITURA E SUBJETIVIDADE

Autores/as

  • Lígia Maria Moreira DUMONT Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

leitura e contexto - leitura e subjetividade

Resumen

Os estl/dos da efetivação do ato da leitl/ra tecem sI/as raizes principalmente em três dimensões: o contexto, a motivação e o sentido. Os conceitos, advindos em primeira instância da história, da psicologia e da semiologia, respectivamente. demonstram o imbricado de assl/ntos e áreas do conhecimento que necessitam ser analisados para obter-se a compreensão da verdadeira
efetivação da leitura. Apesar dafl/são desses três conceitos atuarem quase indistintamente na prática da leitura, o artigo detém-se, deforma didática, na dimensão contexto. É considerado como o elemento catalisador da leitura, pois se o contexto descrito pelo autor nãoforao encontro com o do leitor, não bater com a sua vivência, a ação leitura não se efetivará. São apresentados argumentos de pensadores da área de leitura, destacando conceitos, teses epostulados por eles elaborados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORNHEIM, Gerd. Resposta à mesa-redonda. In: SANTOS, Wanderley Guilherme dos (Debat.). SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, Rio de Janeiro, 1994. Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1994. p.36.

CÂNDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. 4.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p.123-152: De cortiço a cortiço.

FOX, Ralph. The novel and the psople. London: Lawrence and Wishart,1937.

LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1991.

MALARD, Letícia. Teoria da literatura e sociologia: o discurso marxista na análise literária. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1995. (Resumo de palestra, texto digitalizado).

MOISÉS, Sarita Maria Affonso. Literatura e história: imagens de leitura e de leitores no Brasil no século XIX. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.O, p.53-62, set./dez.1995.

OLSEN, Stein Haugom. A estrutura do entendimento literário. Rio de Janeiro: Zahar,1979.

PINGAUD, Bernard. La antinovela: sospecha, liquidación o búsqueda. Buenos Aires: C. Pérez, c 1968.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Leitura e literatura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, Rio de Janeiro, 1994. Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional,1994. p.145-149.

Publicado

2001-05-25

Cómo citar

Moreira DUMONT, L. M. . (2001). CONTEXTO, LEITURA E SUBJETIVIDADE. Transinformação, 13(1), 1–5. Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6444

Número

Sección

ARTIGOS