A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO, OS ESTUDOS DE CARREIRA E A METODOLOGIA (AUTO) BIOGRÁFICA
CAMPOS EMERGENTES DE PESQUISA
Keywords:
Librarian Formation, Career Studies, (Auto) Biographical MethodologyAbstract
Life is made up ofeducation space and each life histon constitute an uniqueformation process, derivedfrom complex relations between the personal and the social. Studies of career or professional trajectories can contribute to construct a theory of librarian formation and to unveil theprofessional identity or the "librarian 's knowledge ". The (auto) biographical methodology is the way to carry outformation studies and get the scientific knowledge and the social historyfrom the individual, subjective andparticular.
Downloads
References
CHENE, Adêle. A narrativa de formação e a formação de fomadores. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Mathias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p.87-97.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p, (Cadernos dr Formação, l). p.51-6L
A biografia educativa: instmmento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/ Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p, (Cadernos de Formação, l). p.99-106.
O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/ Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p.131-153.
ENGUITA, Mariano F. A ambigüidade da docência : entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, v.4, p.41-61, 1991.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 17-34.
FINGER,Matthias. As implicações sócio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 79-86.
GONÇALVES, José AlbertoM. Acarreiradas professoras do ensino primário. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p.141-169.
HUBERMAN, Michaêl. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p.31-61.
JOSSO, Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l), p.35-50.
MOITA, Maria da Conceição, Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p. I I l140.
NÓVOA, António. A formação tem de passar por aqui: histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NOVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/ Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 107-129.
Os professores e as histórias da sua vida. In: (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p. 11-30.
TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v.4, p.215-233, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Transinformação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.