A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Abstract
Vivemos um destes raros momentos em que, apartirde uma nova configuração técnica, quer dizer, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado, Como nasce [um]a ciência ?
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References
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"Que significa essa palavra [reificação] ? Trata-se de um processo social quejaz com que, na produção mercantil, o valor se apresente à consciência dos homens como uma qualidade objetivo da mercadoria. ... Essa transformação não se limita às relações entre os homens e a natureza: envolve também as relações dos homens entre si A criação de uma fisica científica, ao nivel da relação entre os homens e o mundo natural, corresponde, no plano das relações sociais, a afirmação da liberdade individual como valor e a noção de justiça como direito reconhecido a cada indivíduo defàzer tudo que não interfira na liberdade dos outros. " GOLDMANN, L. A reificação. Dialética e Cultura. 2ed. RJ: Paz e Terra, 1979 p. 1 14-5 e 121 GOLDMANN, L. O Todoeas Partes. Dialética ecultura...op. cit. p, 1 8-19
Conforme esquema de GOLDMANN: ' designaremos asdifêrentes etapas históricas da sociedade capitalista por quatro termos cujo valor aproximativo conhecemos mas dos quais, não obstante, nos podemos servir de maneira heurística sem provocar mal-entendidos: capitalismo nascente (na França, séculos XVII e XVIII), capitalismo liberal (século XIX), capitalismo dos monopólios e dos trustes (primeira metade do século XX) e capitalismo de organização (época contemporânea, desde a Segunda Guerra Mundial). "GOLDMANN, L. As interdependên cias entre a sociedade industrial e as novas formas de criação I iterária. A criação cu Itural na sociedade moderna (Por uma sociologia da totalidade). SP: Difel, 1972 p. 65 nota de rodapé
E vice-versa, pois também alcançam nossas mentes através dos nossos corações, em especial na expressão da arte
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(14) Cf. BELKIN, N .J.', ROBERTSON, S.E. Information science and the phenomenon of information. Journal of the American Society for Information Science, v.27, n.4, 1976
(15) SANTILLANA,G. op. Cit. Nota 13
( 16) Idem p. 15
(17) Nesse sentido, os contos sufi s, preservados através da transmissão ora l, são esclarecedores. Representando uma forma de expressão de um conhecimento que é patrimônio cultural da espécie humana, datam de milhares de anos e, por terem origem no Oriente Médio, estão mais próximos da cultura ocidental do que outras expressões orientais. BRANDÃO, J. de S. Mitologia grega. Petrópolis: Ed. vozes, 1988 AUDOUZE, CASSÉ, CARRIÉRE, J-c. Conversas sobre o invisível; especulações sobre o universo. São Paulo: Brasiliense, 1 99 1 (20) ARAÚJO, V.M.R.H. de. Sistemas de Recuperação da Informação:
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WERSIG, G, NEVELING, U. op. cit. Nota 10 (Tradução livre)
BELKIN, N .J.; ROBERTSON, S. E. op. cit. Nota 14 (Tradução livre)
(23) Idem
(24) Cf. BARRETO, A. de A. op. cit. Nota 8
(25) WERSIG, G. Infomnation science: The study ofpostmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, 1993 (Tradução livre)
ARAÚJO, V.M.R.H.de. op. Cit. Nota 20
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WERSIG, G. op. Cit. Nota 25
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BELKIN, N.J.•, ROBERTOSN,S.E. op. Cit. Nota 14
Sobre o assunto, ver: ARAÚJO, V.M.R.H. de; FREIRE, LM. A Rede Internet como canal de comunicação, na perspectiva da Ciência da Informação. Transinformaçao, v.8, n.2, 1996
SAGAN, C. The dragons of Eden; Speculations on the evolution of human intelligence. New York, BallantineBooks, 1977apud ARAÚJO, V.M.H. de. Op. cit. Nota 20.
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BELKIN, N.1; ROBERTSON, S.E. op. Cit. Nota 14
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(41 ) Entendemos práxis como uma prática profissional em que os atores sociais - pessoas ou instituições - estão conscientes de seu papel na sociedade e atuam medi ante orientação de uma visão do mundo (no caso, uma teoria) que é a base para sua ação no mundo.
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