O INDEXADOR FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Hagar Espanha Gomes

Palabras clave:

Indexação, Indexação automática, Linguagem de indexação

Resumen

A indexação tradicional, manual, sofre a interferência de muitas variáveis, dentre elas, o propósito do sistema de recuperação de informação, o tipo de linguagem adotada, a política de indexação, a natureza da área de conhecimento e a natureza e propriedade da informação científica e tecnológica. Tais variáveis tornam a indexação uma atividade complexa, sendo o indexador acusado de introduzir subjetivismo e inconsistência no seu trabalho. Pesquisas na área de indexação automática tem mostrado que não existe diferença significativa no desempenho de um e de outro tipo de indexação. Mas a indexação automática vem se sofisticando desde a experiência com o KWIC, com vista a uma recuperação mais eficaz e de custo mais baixo. Com isso, aumenta a participação de um novo tipo de profissional de informação, ainda sem nome.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

O Prof. Lancaster identifica seis subsistemas no sistema de recuperação de informação: o subsistema de seleção e aquisição, o subsistema de indexação, o subsistema de vocabulário, o subsistema de negociação da pergunta, o subsistema de estratégia de busca e o subsistema de cotejo (match).

MOLES,A. Teoria da Informação e percepção est6tlca. Riode Janeiro, Tempo brasileiro,1969

MIKHAILOV, A.I., CHERNYI, A.I. GILYAREVSKYI, R.S. Estrutura e principais propriedades da informação científica In: Ciência da Informação ou Informática. Coletânea organizada por Hagar Espanha Gomes. Rio de Janeiro, Calunga, 1980. p. 71-89.

IVANKIN V.I. Infonnation science In scientific communications. Nauchno- Technlcheskaya Informatsiya, Ser. 1 n 3: 7-9, 1979.

AIndexação de documentos via citação bibliográfica é mecânica não trabalhando com a variável assunto. Nesse caso, o desempenho da máquina nada deixa a desejar.

CooPER, W.S. Is Interindexer consistency a Hobgoblin? Amerlcan Documentatlon 20; 268- 78, 1969.

Existem outros sistemas de indexação concebidos para serem realizados pelo homem com auxnio do computador e que podem ser chamados de Indices automatizados e não automáticos. Nesta categoria incluem-se o PREqS (para produzir o Indice da British National Bibliography), o Indice articulado do Chemical Abstracts, ambos operacionais, o NEPHIS - Nested Phrase Index System variante do PRECIS, ainda em bases experimentais. Nestes sistemas o indexador desempenha as mesmas funções de análise documentária comuns aos sistemas manuais. Por este motivo tais experiências não são aprofundadas aqui.

WITTY F. J The beginnings of indexing and abstracling: some notes towards a history of indexing and abstracling in Antiquity and the Middle Ages. The Indexer8(4): 193-98, Oct. 1973.

METCALFJ., Subject classlfying and Indexlng of IIbrarles and lIterature. New York Scarecrow Press, 1959 p. 33, 37. Segundo Metclaf, no século XIXcada obra recebia uma indexação individualizada, já que a entrada do Indice era uma palavra-chave (Catchword) do titulo seguida do resto do titulo, como modificação. Observe-se que o Indice pennutado adota o mesmo procedimento. Esse procedimento mudou a partir de Cutter, confonne se percebe na Regra 172 das Rules for a dlctionary catalog: 'Enter a book under the words which best express cheir subject, whether It occurs In the title ar notO(O grito é nosso).

CUTTER,C A. Rules for a dictionary catalog. 4 ed. Washington, GPO, 1904.

Hoje chamada de indexação pós-coordenada.

O IBBDadotou, durante algum tempo, a prática de enriquecimento dos títulos nas bibliografiascom (ndiceKWIC.

TAUBE, M Notes on the use of roles and links in coordinate indexing. American Documentation 12(2): 98-100, Apr. 1961.

FEINBERG,Hilda.Title derivative indexing techniques: a comparative study. Metuchen, N.J., Scarecrow Press, 1973. Seu estudo mostrou que 16 palavras significativaseliminavam 29% das palavras dos tltulos mas que, para eliminar48% das palavras, ela precisaria de mais de 1500 palavras.

KLlNGBIEL,P. H. Machine-aided indexing of technicalliteratura. Information Storage and Retrieval9:79-84 Feb. 1973.

PETRARCA, A.E. &LAV, W.M. The double-KWIC coordinate index. Joumal of Chemical Documentation9(4): 256-61, Nov. 1969.

SALTONG. &MONG,A. Automaticindexing using tenn discriminationand tenn precision measurements. Informalion Storage and RetrievaI12(1): 43-51,1976.

Este é apenas um dos vários trabalhos produzidos por Salton fáceis de serem localizados nos (ndices especializados.

RUHL. Kary J. Chemical documents and their titles: human concept indexing vs KWIC machine indexing.American Documentation 15, 136-41, 1964

FEINBERG, H.,op. cil,p. 297.

Aestruturação dos conceitos continuará a ser imprescind(vel ao usuário no momento de elaborar sua estratégia de busca, pois não se deve esperar que ele faça, de fonna rápida e eficaz, as devidas associações de idéias.

Publicado

1989-06-25

Cómo citar

Gomes, H. E. (1989). O INDEXADOR FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. Transinformação, 1(2). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1689

Número

Sección

TEMAS EM DEBATE: INDEXAÇÃO