Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science
Resumen
Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta,
representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir
para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação
docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional,
identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850
docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a
produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica
em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os
indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto
no grupo sem formação no exterior foi apresentado um nUFSmero de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram
que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional