Genealogia acadêmica e sua relação com a trajetória do conhecimento na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Autores/as

  • Laura Cristina Simões Viana
  • Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza
  • Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno
  • Jesús Pascual Mena-Chalco

Resumen

A genealogia acadêmica hierarquiza as relações formais de orientação em redes de pares orientador-orientado, por meio das
quais é possível realizar uma série de análises, tais como identifi car quem são os acadêmicos mais infl uentes, em quais áreas
eles atuam, e qual é a relação existente entre essas áreas. Este trabalho tem como objetivo construir e analisar a genealogia
acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Para tanto, foram utilizados os
registros da rede de bibliotecas dessa instituição e os currículos da Plataforma Lattes dos pesquisadores doutores, orientadores
e orientados, listados nesses registros. Os resultados obtidos indicam que, na instituição analisada, o conhecimento acadêmico
tem origens múltiplas, as quais remontam à primeira metade do século vinte, e que a trajetória do conhecimento em Saúde
Pública é multidisciplinar. Atualmente, o conhecimento acadêmico na Instituição tem a marca da urgência do ambiente, no
sentido de obter respostas sobre/para a realidade da saúde no contexto brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-06-25

Cómo citar

Simões Viana, L. C. ., Ferraz Mendonça de Souza, S. M. ., Pezzuto Damaceno, R. J. ., & Pascual Mena-Chalco, J. . (2019). Genealogia acadêmica e sua relação com a trajetória do conhecimento na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Transinformação, 31. Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/5915

Número

Sección

Originales