Registro/documento: fotografia na obra de arte contemporânea

Autores/as

  • Bruno Cesar Rodrigues
  • Giulia Crippa

Resumen

O presente artigo tem como intuito apresentar algumas discussões quanto aos registros em arte contemporânea, em especial
a fotografia. Esses registros são musealizados como documento ou como obra de arte? Embora possuam a função documental,
eles muitas vezes podem ser considerados uma extensão da obra de arte registrada, bem como podem, em certa medida,
tornar-se autônomos e ser considerados outra obra de arte ou a obra de arte em si. Isso, muitas vezes, vai depender da função
que lhes é atribuída ou mesmo da intenção do artista. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com base em estudo
exploratório, a respeito do qual se apresentam algumas considerações apontadas na literatura proposta. A partir dos estudos
realizados, observa-se que as fotografias, um dos meios de registro mais utilizados em arte contemporânea, possuem a dupla
função de ser registro/documento e obra de arte. Desse modo, pode haver dúvida no momento da guarda.

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Publicado

2018-03-25

Cómo citar

Cesar Rodrigues, B. ., & Crippa, G. (2018). Registro/documento: fotografia na obra de arte contemporânea. Transinformação, 30(1). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/5948

Número

Sección

Originales