Acessibilidade do Moodle para surdos: abordagem dos discursos de surdos e ouvintes

Autores/as

  • Carla da Silva FLOR
  • Daniela Satomi SAITO
  • Elisa Maria PIVETTA
  • Vania Ribas ULBRICHT
  • Tarcisio VANZIN

Resumen

Este artigo trata da acessibilidade da plataforma de educação a distância Modular Object Oriented Distance Learning para usuários
surdos. O objetivo da pesquisa foi analisar aspectos ligados à estrutura organizacional, recursos disponíveis e tecnologias de
apoio, tendo como suporte o ambiente Modular Object Oriented Distance Learning do Instituto Federal de Santa Catarina. Para
tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com dois grupos distintos: surdos e ouvintes. Por meio do método de análise
do Discurso do Sujeito Coletivo, foram identificadas as ideias-chave contidas no discurso dos sujeitos. Tanto surdos como ouvintes indicaram problemas no ambiente, sendo os surdos mais incisivos no que tange ao uso da língua de sinais. Os resultados
demonstram que os problemas de acessibilidade estão relacionados tanto ao ambiente em si quanto aos conteúdos nele inseridos

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Publicado

2015-05-25

Cómo citar

da Silva FLOR, C. ., Satomi SAITO, D. ., PIVETTA, E. M. ., Ribas ULBRICHT, V. ., & VANZIN, T. . (2015). Acessibilidade do Moodle para surdos: abordagem dos discursos de surdos e ouvintes. Transinformação, 27(2). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6068

Número

Sección

Originales