A apropriação social da Internet pelo bibliotecário catarinense: o retrato de uma década

Autores/as

  • Elisa Cristina Delfini CORRÊA

Palabras clave:

Bibliotecário, Internet, Profissional da informação, Unidades de informação

Resumen

Este trabalho analisa páginas web de Unidades de Informação catarinenses a fim de conhecer a interação do bibliotecário com a Internet, por meio de sua participação na criação e na manutenção das páginas web de diferentes instituições em Santa Catarina. Pretende reavaliar o cenário catarinense uma década após pesquisa semelhante realizada pela autora em 1999. Foram elencadas dezesseis instituições, distribuídas nas seguintes categorias: industrial, empresarial, agropecuária, ciência e tecnologia, meio ambiente e universidades. Através da descrição do conteúdo da página, buscou-se identificar a menção do bibliotecário como responsável pela criação e/ou manutenção da página (de forma direta na própria página web ou indireta através da análise dos produtos e serviços oferecidos). Constatou-se que apenas duas instituições mencionam participação direta do bibliotecário na
equipe responsável pelas páginas. Esses resultados reforçam os obtidos há dez anos: outros profissionais tem-se ocupado em criar as páginas web das Unidades de Informação na Internet, sendo ainda muito tímidos os sinais de apropriação social da rede como campo de trabalho A participação do bibliotecário, quando existente, não representa um avanço na apropriação da Internet nem como ferramenta nem como campo de trabalho em Santa Catarina, o que não contribui para uma maior visibilidade de sua atuação no ciberespaço. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, M.E.A. et al. Biblioteca universitária em meio digital: análise das bibliotecas dos cursos de direito em Minas Gerais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2002, Natal. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/95.a.pdf>. Acesso em: abr. 2010.

AQUINO, M.A. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambientes de informações. Ciência da Informação, v.33, n.2, p.7-14, 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/504/458>. Acesso em: 10 mar. 2009.

BENAKOUCHE, T. Novas tecnologias de comunicação: realidades e mitos. Universidade e Sociedade, v.5, n.9, p.55-59, 1995.

BERTHOLINO, M.L.F. A web como canal de divulgação de serviços e produtos de bibliotecas universitárias: análise do conteúdo de home pages. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais

eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2009.

BLATTMANN, U.; RADOS, G.J.V. Bibliotecas públicas na internet: serviços e possibilidades. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.5, n.5, 2000. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/345/410>. Acesso em: abr. 2010.

CORRÊA, E.C.D. O uso da Internet pelo bibliotecário em Santa Catarina: apropriação social ou desintermediação? 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

GIANNASI, M.J. et.al. O uso de novas tecnologias de informação nos cursos de Biblioteconomia da região Sul do Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.19, n.2, p.167-190, 1995.

GUEDES, J.B. Catálogos online: disponibilização das bibliotecas universitárias brasileiras. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2002. Anais eletrônicos...Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Edições 34, 1993.

PAZ, C.M.M. Caracterização das informações de bibliotecas universitárias brasileiras na internet. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.

RODRIGUES, E. Bibliotecas virtuais e cibertecários: o futuro já chegou. Portugal: Universidade do Minho, 1996. (mimeo).

TARAPANOFF, K. O profissional da informação em áreas de ciência e tecnologia no Brasil: características e tendências. Ciência da Informação, v.12, n.2, p.103-119, 1989.

Publicado

2012-03-25

Cómo citar

Delfini CORRÊA, E. C. (2012). A apropriação social da Internet pelo bibliotecário catarinense: o retrato de uma década. Transinformação, 24(1). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6145

Número

Sección

Originales