As contribuições da educação aos processos formativos na ciência da informação

Autores/as

  • Mirian de Albuquerque Aquino

Palabras clave:

processos formativos, formação de competências, Ciência da Informação

Resumen

O texto propõe uma reflexão acerca dos processos formativos nos cursos de graduação. Encaminha-se na direção do novo contexto da informação, conhecimento e aprendizado, buscando a relação com a formação de competências para dar conta das demandas da sociedade contemporânea. Faz uma abordagem das concepções pedagógicas para fins de uma análise crítica e reflexiva da atuação dos formadores e educadores em um contexto de novas formas de aprendizagem. Aborda os processos formativos de competências na Ciência da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação/Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação: referências para a renovação e ressignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/portal/abecin/documentos/repositorio/DocumentosABECIN1.doc>. Acesso em: 12 fev. 2004.

ASSMANN, H.; MO SUNG. J. Competência e sensibilidade solidária. São Paulo: Vozes, 2000.

AQUINO, M.A. A construção do currículo em parceria com o projeto educativo. Informação&Informação, v.11, n.1, 2006. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/informacao/viewissue.php?id=33>. Acesso em: 21 maio 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2006.

CARDOSO, Ana Maria Pereira Educação para a informação: desafios contemporâneos para a Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.3, n.5, 2002. Disponível em:<http://www.dgz.org.br/out02/Art_06.htm> Acesso em: 22 jun. 2004.

COELHO, R.F. Currículo e formação na sociedade do conhecimento navegando na construção de novas formas de pensar e aprender. 2003. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura).

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção questões de nossa época; v.17).

KINCHELOE, J.L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KOBASHI, N.Y. et al. A função da terminologia na construção do objeto da Ciência da Informação. Datagramazero. v.2, n.2. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2003.

LANCASTER, F.W. O currículo em Ciência da Informação, Revista de Biblioteconomia, v.17, n.1, p.1-20, 1989.

LASTRES, H.M.M.; ALABAGLI, S. Chaves para o terceiro milênio na era do conhecimento. In: INFORMAÇÃO e globalização naera do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MACEDO, R.S. Chrysallis, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multireferencial e o currículo contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.

MORIN, E. O método – a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2002a.

MORIN, E. Sete saberes necessários à educação do futuro, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002b.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PERRENOUD, Phillipe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre:Artmed, 1999a.

PERRENOUD, Phillipe. Formar professores em contextos sociais em mudança prática reflexiva e participação crítica.Tradução de Denice Barbara Catani. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 5-21, 1999b.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

SARACEVIC, T. Educação em ciência da informação na década de 1980. Ciência da Informação, v.7, n.1, p.3-12, 1978.

TAKAHASHI, T. (Org.) Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VALENTIM, M.P. (Org.) Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.

WERSIG, G. Information Science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, p.229,239, 1993.

Publicado

2008-03-25

Cómo citar

de Albuquerque Aquino, M. . (2008). As contribuições da educação aos processos formativos na ciência da informação. Transinformação, 20(1). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6247

Número

Sección

ARTIGOS