PERSPECTIVAS EM (IN)FORMAÇÃO: TENDÊNCIAS E TENSÕES ENTRE ABORDAGENS FÍSICAS, COGNITIVISTAS E EMERGENTES

Autores/as

  • Luiz Fernando de Barros Campos
  • Ludmila Salomão Venâncio

Palabras clave:

Ciência da Informação, abordagens físicas, abordagens cognitivistas, análise de domínio, cognição situada, paradigma

Resumen

Apresenta uma visão epistemológica e histórica das abordagens físicas, cognitivistas e emergentes no campo da Ciência da Informação, adotando o conceito de abordagem de Wersig em detrimento da concepção de paradigma. Expõe as polarizações entre diversas conceituações de informação e ilustra como problemas práticos do campo foram solucionados ou temas de pesquisa desenvolvidos com base nos modelos adotados e nas ligações transdisciplinares efetuadas pelos diferentes tipos de abordagens, incluindo a análise de domínio e a cognição situada. Conclui reconhecendo a atual premência da integração das várias abordagens, da tradução e fundamentação dos conceitos utilizados, da diversificação metodológica e de um viés pragmático que foque os problemas comuns e soluções adotadas no campo e considere os aspectos sociais, históricos e epistemológicos nos diversos domínios.

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Publicado

2007-06-25

Cómo citar

de Barros Campos, L. F. ., & Salomão Venâncio, L. . (2007). PERSPECTIVAS EM (IN)FORMAÇÃO: TENDÊNCIAS E TENSÕES ENTRE ABORDAGENS FÍSICAS, COGNITIVISTAS E EMERGENTES. Transinformação, 19(2). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6273

Número

Sección

ARTIGOS