ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS: VOCABULÁRIO CONTROLADO DA USP

Autores/as

  • Vânia Mara Alves de LIMA Universidade de São Paulo
  • Nair Yumiko KOBASHI Universidade de São Paulo
  • Mariza Leal de Meirelles do COUTTO Universidade de São Paulo
  • Cibele Araujo Camargo Marques dos SANTOS Universidade de São Paulo
  • Maria Célia AMARAL Universidade de São Paulo
  • Sandra TOKAREVICZ Universidade de São Paulo
  • Silvia Regina Saran Della TORRE Universidade de São Paulo
  • Sonia Regina Yole GUERRA Universidade de São Paulo
  • Vera Regina Casari BOCCATO Universidade de São Paulo
  • João Carlos Holland BARCELLOS Universidade de São Paulo

Palabras clave:

vocabulário controlado, sistema de gestão, banco de dados

Resumen

A qualidade dos recursos informacionais armazenados em Bases de Dados depende, em larga medida, dos padrões utilizados em seu tratamento. Nesse contexto, ganha importância primordial a linguagem de indexação do sistema. O vocabulário controlado utilizado na indexação e recuperação de informação requer atualização contínua, baseada em métodos rigorosos, que contemplem o trabalho coletivo dos integrantes do sistema e a linguagem do usuário. Apresentam-se neste trabalho os estudos realizados pelo Grupo de Gerenciamento do Vocabulário Controlado do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo para a implantação de estrutura e instrumentos específicos de gestão do vocabulário. A ferramenta de apoio à gestão é um aplicativo constituído de um formulário online com as seguintes funcionalidades: solicitação de inclusão, modificação, exclusão de termos (descritor ou remissiva) e controle das diversas instâncias de validação. O fluxo da ferramenta tem início com a proposição de modificações pelas bibliotecas base do sistema, e passa, em seguida, por dois filtros de validação: a) grupo de manutenção do vocabulário controlado, constituído por representantes das três grandes áreas do conhecimento, que compõe a macroestrutura do vocabulário; b) grupo de coordenação de conteúdo. Validadas as propostas, passa-se à inclusão do termo no vocabulário controlado e à autorização para seu uso. A ferramenta, criada pelo Departamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da USP, com base nos procedimentos de gestão adotados pelo Grupo de Gerenciamento do Vocabulário, caracteriza-se como ferramenta de trabalho em rede. . Espera-se que esta ferramenta promova um maior controle de qualidade do vocabulário, otimize os processos de tratamento da informação e redunde em benefícios crescentes para os usuários da base DEDALUS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BELLUZZO, R.C.B. Liderança & formação e desenvolvimento de equipes. São Paulo: SIBi/USP, 2003. Apostila. BENNIS, W.; BIEDERMAN, P.W. Os gênios da organização: as forças que impulsionam a criatividade das equipes de sucesso. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. Linguagens documentais. In: GUINCHAT, C. Introdução geral as ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994. p.133-165.

KOBASHI, N.Y.; LIMA, V.M.A. Metodologia de desenvolvimento, implantação e gerenciamento do vocabulário controlado da USP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Trabalho apresentado na Mesa redonda: Organização da informação e os instrumentos metodológicos.

SANTOS, C.A.C.M. Linguagens documentarias e codificação da informação: estudo de vocabulário da área da saúde. 2002. 70f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

SVENONIUS, E. The intellectual foundations of information organization. Cambridge: MIT Press, 2001.

TERRA, J.C.C.; GORDON, C.Portais corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

Publicado

2006-03-25

Cómo citar

Alves de LIMA, V. M. ., Yumiko KOBASHI, N. ., Leal de Meirelles do COUTTO, M. ., Araujo Camargo Marques dos SANTOS, C. ., AMARAL, M. C. ., TOKAREVICZ, S. ., … Holland BARCELLOS, J. C. . (2006). ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS: VOCABULÁRIO CONTROLADO DA USP. Transinformação, 18(1). Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6318

Número

Sección

ARTIGOS