AS ARTICULAÇÕES DA PESQUISA COM O ENSINO E A EXTENSÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL
Palabras clave:
formação profissional, educação, articulação ensino e extensãoResumen
Este trabalho teve como objetivo demostrar o desenvolvimento da pesquisa científica nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da informação do Brasil, considerando a pesquisa como princípio educativo na formação do profissional dessas áreas do conhecimento. Foram realizados estudos nas cinco regiões geográficas brasileiras e também em São Paulo para verificar a existência de trabalhos de conclusão de curso, grupos de pesquisa, bolsas de Iniciação Científica, publicações e eventos. Os resultados demonstraram necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de pesquisa científica considerando que a integração da pesquisa com o ensino e a extensão é exatamente importante para o atendimento de qualidade que se almeja para os profissionais da área quando da sua formação.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO; FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: Oficina Regional de Trabalho de São Paulo. São Paulo, 2001. 29p. (Documentos ABECIN, 1). Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Documentosabecin.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Disponível em: <http://www.cnpq.br/bolsas_auxilios/modalidades/pibic.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997. 132p.
DIRETRIZES Curriculares MEC. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Diretrizes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Plano nacional de graduação: um projeto em construção. Ilhéus, 1999. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Textosinteressantes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 4.ed. São Paulo: Papirus, 2002. 112p.
SMIT, J.W.; BARRETO, A. A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p.9-23.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.