O ENSINO, A PESQUISA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores/as

  • Leilah Santiago BUFREM Universidade Federal do Paraná
  • Andréia Massamí SAKAKIMA Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

aprendizagem baseada em problemas ensino e pesquisa, metodologia de ensino

Resumen

Discute e propõe a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas, com o intuito de aproximar o ensino e a pesquisa em informação. Utilizada com sucesso em outras áreas do conhecimento, a metodologia incentiva o uso de técnicas de pesquisa ainda no contexto acadêmico, estimulando o aluno a encontrar seu próprio ritmo de estudo e a construir o conhecimento de acordo com as suas reais necessidades. No caso de um profissional voltado para uma área tão diversificada como o caso da informação, a metodologia apresenta-se como uma proposta viável e útil, tendo em vista proporcionar um currículo mais dinâmico, fundamentado na pesquisa científica e na sólida construção de saberes, práticas e conhecimentos. Para favorecer a sua compreensão, traça historicamente a metodologia, apresenta passos para sua implantação e alerta para possíveis barreiras a serem enfrentadas. Destaca a importância de espaços e recursos de informação adequados, principalmente da biblioteca, local por excelência de leitura e pesquisa.

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Publicado

2003-11-25

Cómo citar

Santiago BUFREM, L. ., & Massamí SAKAKIMA, A. . (2003). O ENSINO, A PESQUISA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Transinformação, 15(3), 1–12. Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6412

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS