INFORMAÇÃO: FENÔMENO E OBJETO DE ESTUDO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Nair Yumiko KOBASHI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira TÁLAMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

ciência da informação, estudos de informação, conceito de informação

Resumen

O estudo da informação assume importância primordial na cultura contemporânea, sendo tema desenvolvido por várias áreas do conhecimento. Cada disciplina deve, no entanto, identificar na informação o seu objeto específico, para que uma atividade compreensiva sobre o assunto substitua a explicação mecânica e funcionalista, largamente difundida, que não raro introduziu mais dúvidas e imprecisões do que soluções. É objetivo deste artigo discutir tanto o papel da Ciência da Informação no contexto das disciplinas que estão se constituindo, quanto a sua relevância sócio-política e econômica. Enfatiza-se a importância da elaboração conceitual para o entendimento do seu objeto e para a proposição de alternativas compreensivas do fenômeno. Conclui-se que a compreensão não se dá na amplitude do fenômeno geral, que está presente em todos os contextos disciplinares; ao contrário, ela requer a delimitação do contexto específico no qual a informação está sendo vista como valor e produtora de valor. A partir daí, os traços simplificados e fragmentados que a caracterizam serão consecutivamente analisados e substituídos através de uma abordagem que considere a complexidade da informação.

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Publicado

2003-11-25

Cómo citar

Yumiko KOBASHI, N. ., & Gonçalves Moreira TÁLAMO, M. de F. . (2003). INFORMAÇÃO: FENÔMENO E OBJETO DE ESTUDO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Transinformação, 15, 1–16. Recuperado a partir de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6414

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS