O PAPEL DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA INCLUSÃO DIGITAL
Palabras clave:
interação humano-computador, inclusão digital, sociedade da informação, desenho universal, acessibilidadeResumen
O objetivo deste trabalho é divulgar a importância da interação humano-computador para a inclusão digital. Aborda o desenvolvimento da tecnologia digital, apresentando seus benefícios sociais e destacando preocupações com relação à exclusão digital. Discute a inclusão digital, ressaltando o papel da Interação Humano-Computador em seu benefício. Apresenta a interação humano-computador, por meio de definições, objetivos, história, evolução, justificativas, importância e tendências. Evidencia a importância da interação humano-computador na recuperação da informação e propõe maior aproximação entre a Ciência da Computação e a Ciência da Informação, visando a ampliação do acesso à informação.
Descargas
Citas
ADAM, J.A. Virtual reality is for real. IEEE Spectrum, New York, v.30, n.10, p.22-29,1993.
BARFIELD, L. The user interface: concepts & design. Wokingham: Addison-Wesley Publishing Company, 1993. 353p.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Superior, Departamento de Políticas do Ensino Superior. Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino. Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática. Diretrizes curriculares de cursos da área de computação e informática. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sesu/ftp/curdiretriz/computação/co_diretriz.rtf>. Acesso em: jan. 2003.
CARVALHO, J.O.F. Referenciais para projetistas e usuários de interfaces de computadores destinadas aos deficientes visuais. 1994. 162f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994. Disponível em: <http://docentes.puc-campinas.edu.br/ceatec/oscar>. Acesso em: nov. 2003.
CARVALHO, J.O.F. Uma taxonomia para os dispositivos de acesso à informação voltados para o deficiente visual. In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2003. Disponível em: . Acesso em: nov. 2003.
CARVALHO, J.O.F.; DALTRINI, B.M. Interfaces de sistemas para computadores voltadas para o usuário. Revista do Instituto de Informática da PUCCAMP, Campinas, n.1, p.3-8,1993.
FEINER, S.; MACINTYRE, B.; SELIGMANN, D. Knowledge-based augmented reality. Communications of the ACM, New York, v.36, p.53-62, 1993.
FISHER, S.S. Virtual interfaces environments. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1990. p.423-438.
HARTSON, H.R.; HIX, D. Human-computer interface development: concepts and systems for its management. ACM Computing Surveys, New York, v.21, p.5-92, 1989.
INGWERSEN, P. Information retrieval interaction. London: Taylor Graham Publishing, 1992. 246p. Disponível em: . Acesso em: nov. 2003.
LAUREL, B. New Directions Introdution. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990a. p.345-346.
LAUREL, B. Interface agents: metaphors with character. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990b. p.355-365.
MOUNTFORD, S.J.; GAVER, W.W. Talking and listening to computers. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.319-334.
NAIMARK, M. Realness and interactivity. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.455-459.
NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 210p.
OREN, T. Designing a new medium. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.467-479.
PARAGUAY, A.I.B.B. Inclusão Digital. In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2001. Disponível em: . Acesso em: nov.2003.
PELISSONI, C.G.; CARVALHO, J.O.F. Uma proposta de metodologia para o ensino da disciplina interação humano-computador em cursos de computação e informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 11., 2003, Campinas. Anais... Disponível em: . Acesso em: nov. 2003.
PRESSMAN, R.S. Software engineering: a practitioner´s approach. 3.ed. New York: McGraw-Hill, 1992. 793p.
ROCHA, H.V.; BARANAUSKAS, M.C.C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003. 244p.
SHNEIDERMAN, B. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 2.ed. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1992. 573p.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/sobre/ sociedade.htm>. Acesso em: nov. 2003.
STEINFELD, E. The concept of universal design. New York: University at Buffalo, c1994. Disponível em: <http://www.ap.buffalo.edu/idea/ publications/free_pubs/pubs_cud.html>. Acesso em: nov. 2003.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195p.
THAKKAR, U. Ethics in the design of human-computer interfaces for the disabled. SIGCAPH Newsletter, New York, n. 42, p.1-7, 1990.
UNITED STATES OF AMERICA. Association for Computing Machinery. Curriculum Development Group. Curricula for human-computer interaction. New York: ACM, 1992. 162p.
WALKER, J. Through the looking glass. In: LAUREL, B. (Ed.). The art of human-computer interface design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing, 1990. p.439-447.
WEISER, M. Some computer science issues in ubiquitous computing. Communications of the ACM, New York, v.36, p.75-84, 1993.
WELLNER, P.; MACKAY, W.; GOLD, R. Computer-augmented environments: back to the real world. Communications of the ACM, New York, v.36, p.24-26, 1993.
WILLIAMS, N.; BLAIR, G.S. Distributed multimedia applications: a review. Computer Communications, Oxford, UK, v.17, n.2, p.119-132, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.