Metodologia para avaliação do nível de usabilidade de bibliotecas digitais: um estudo na Biblioteca Virtual de Saúde

Autores

  • lzabel França de LIMA Universidade Federal da Paraíba
  • Henry Pôncio Cruz de OLIVEIRA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sérgio Rodrigues de SANTANA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Avaliação de usabilidade, Bibliotecas digitais, Estudo de usuários, Usabilidade

Resumo

Este artigo aborda aspectos relativos à aplicação de metodologia para avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais, para isso, adota-se uma metodologia que trata da sistematização de Jm instrumento de avaliação de usabilidade de bibliotecas digitais. O objetivo é investigar o nível de usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde, aplicando uma metodologia que mensura eficácia, eficiência e satisfação dos usuários ao usarem a biblioteca digital. Metodologicamente, caracteriza-se como um tes:e formal de usabilidade. O teste foi composto por uma lista de dez tarefas a serem realizadas com uma escala de Likert para conhecer a satisfação dos usuários, utilizando-se para isso o site da Biblioteca Virtual em Saúde. Adotou-se uma abordagem quantitativa, baseada na estatística descritiva, para análise dos resultados. O teste foi aplicado entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2011, no laboratório de informática do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados do teste de usabilidade possibilitam mensurar o nível de usabilidade da Biblioteca Virtual em Saúde, avaliada como uma biblioteca que apresenta um ótimo nível de usabilidade.

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Biografia do Autor

lzabel França de LIMA, Universidade Federal da Paraíba

Departamento ce Ciência da Informação

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Publicado

25-05-2013

Como Citar

França de LIMA, lzabel, Pôncio Cruz de OLIVEIRA, H., & Rodrigues de SANTANA, S. (2013). Metodologia para avaliação do nível de usabilidade de bibliotecas digitais: um estudo na Biblioteca Virtual de Saúde . Transinformação, 25(2). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/10447

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS