ELABORAÇÃO E TESE DE UM MATERIAL DE HISTÓRIA DO BRASIL, QUANTO AOS ASPECTOS VOCABULAR E FIGURATIVO

Autores

  • Maria Theresa Oliva Pires de Mello

Palavras-chave:

Ilustração, Material didático, Leitura

Resumo

Este trabalho se insere entre os que buscam adequação, o teste e a implementação de uma base científica para os materiais impressos. O objetivo geral da presente pesquisa foi produzir um material de leitura adequado a escolares de ambos os sexos, cursando a 2ª série do 1º grau de uma escola estadual, situada na periferia da cidade de São Paulo. Elaborou-se um texto e figuras contendo elementos de informação da História do Brasil. Procedeu-se ao levantamento de todos os substantivos dos textos, considerando vocábulos chaves para o entendimento das figuras contidas no material, a fim de se efetuar um teste junto a 68 alunos. Os resultados mostraram que os vocábulos alcançaram 50 a 75% de acerto, as figuras acima de 75% de acertos, indicando compreensão dos elementos básicos.

 

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Publicado

25-11-1989

Como Citar

Mello, M. T. O. P. de. (1989). ELABORAÇÃO E TESE DE UM MATERIAL DE HISTÓRIA DO BRASIL, QUANTO AOS ASPECTOS VOCABULAR E FIGURATIVO. Transinformação, 1(3). Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/1685

Edição

Seção

ARTIGOS