Formação de clusters na docência por interesse de pesquisa: método de auxílio à tomada de decisões em cursos de nível superior
Resumo
Este artigo apresenta o resultado da utilização de uma abordagem de análise multivariada e clusterização de docentes para
tomada de decisões no curso de Engenharia de Produção em uma Instituição de Ensino Superior. Para isso, primeiramente, é
realizada uma revisão conceitual sobre a importância da seleção e alocação de docentes nas diversas atividades de ensino, tais
como bancas, orientações e atuação em sala de aula. Posteriormente, o presente estudo propõe um novo contexto de aplicação
de ferramentas de clusterização, amplamente utilizadas em ambientes de manufatura, no contexto educacional, apresentando
um método para clusterização dos docentes por temas de pesquisa, além do resultado prático da aplicação desse método em
um curso de Engenharia de Produção. Por fim, são expostas algumas avaliações e considerações no intuito de contribuir com
a gestão de cursos de nível superior, bem como de impulsionar e ampliar a base conceitual para aplicação dessa abordagem
junto às instituições de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.