PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE EM TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO MERCOSUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Autores

  • Jane Coelho DANUELLO Universidade Estadual Paulista
  • José Augusto Chaves GUIMARÃES Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

ensino de biblioteconomia, produção científica, tratamento temático da informação, Mercosul

Resumo

As discussões sobre ensino de Tratamento Temático da Informação ocorridas desde 1996 nos encontros anuais do grupo de escolas de Biblioteconomia do Mercosul motivaram, em uma primeira fase, a análise dos conteúdos básicos das disciplinas da área e da bibliografia utilizada nessas disciplinas, constatando-se haver grande diversidade de linhas teóricas entre os docentes da área. Desse modo, sentiu-se a necessidade de investigar a produção científica desses docentes, propiciando um cotejo preliminar ensino/pesquisa na área, no Mercosul, buscando: a) verificar a coerência temática existente entre a bibliografia utilizada na prática pedagógica e a produção científica desses docentes; b) analisar a contribuição do segmento docente para o cenário científico da área, como subsídio para o incentivo ao intercâmbio de produção científica gerada na área, na região; c) lançar bases para a identificação de colégios invisíveis na área; e d) contribuir com os estudos curriculares do Grupo de Trabalho em Organização e Tratamento da Informação do Mercosul. Para tanto, realizaram-se as revisões da literatura sobre o ensino de Tratamento Temático da Informação no Mercosul e sobre a produção científica dos docentes, seguida de coleta de dados por meio de questionários que foram enviados aos docentes das 28 instituições que compuseram o universo da fase anterior da pesquisa, obtendo-se um índice de respostas de 67,85%. A análise da produção dos docentes (restrita a livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e publicações na íntegra em eventos) demonstrou que 91,57% das publicações na área estão a cargo de 12 docentes de apenas cinco universidades, revelando que o grupo mais produtivo compõe-se de 66,67% dos docentes e 31,25% das instituições. Quanto à forma, observa-se um equilíbrio entre publicações em eventos, artigos de periódicos e literatura monográfica (livros e capítulos de livros). Verificou-se, ainda, que apenas 22 itens (13,25%) da produção dos docentes na área de Tratamento Temático da Informação, encontram-se presentes na bibliografia utilizada nas disciplinas por eles ministradas, revelando uma contribuição ainda modesta para a construção das fontes de pesquisa para a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHUBY, C. La enseñanza de temáticas básicas para los estudios métricos de la información en las escuelas de bibliotecología: la experiencia de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais… Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.

ARTAZA, C. et. al. Estudio métrico sobre la producción de tesinas de la licenciatura en Bibliotecología y Docmentación de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.

CASTRO, C.M. Há produção científica no Brasil? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37, n.7, p.165-187, 1985. (supl.).

COELHO, L.F.S. A ciência no Brasil: um levantamento estatístico. Disponível em: <http://sites.uol.com.br/alpgif/estatist/prod.pdf.>. Acesso em: 1 fev. 2003.

CONFORTI, N.G.; NÉLIDA, A. La práctica profesional de la carrera Bibliotecario escolar: instrumentos para su evaluación. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais… Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.

ENCONTRO DE DIRETORES, 6., ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL, 5., 22 a 25 out. 2002, Londrina. Relato Final... Londrina: ABECIN, 2002. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Mercosul.htm>.

ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CURSOS SUPERIORES EM BIBLIOTECONOMIA DO MERCOSUL. 1996, Porto Alegre. A formação profissional em Biblioteconomia no Mercosul. Porto Alegre: ABEBD, 1996. 3v.

ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LOS CURSOS SUPERIORES DE BIBLIOTECOLOGIA DEL MERCOSUR, 1. Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE BIBLIOTECOLOGIA Y CIÊNCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 2., 1997, Buenos Aires. La formación profesional en Bibliotecología y Ciencia de la información en el Mercosur: acuerdos u recomendaciones. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1997. 15p.

ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LAS ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2. Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE LAS ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 1998, Santiago (Chile). Formación de recursos humanos en el área de información en el MERCOSUR: compatibilización curricular, competencias del profesional de la información en el Mercosur. Santiago (Chile): Universidad Tecnológica Metropolitana, 1999.

ENCUENTRO DE EDUCADORES Y INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DE IBEEROAMERICA Y EL CARIBE – EDIBCIC, 3., 1996, San Juan (Porto Rico). Informe de la Comisión de Pregrado. San Juan: Universidad de Puerto Rico, 1996. 4p.

GUIMARÃES, J.A.C.; DANUELLO, J.C.; MENEZES, P.J. Formação para a atuação profissional em organização de conteúdos informacionais: uma análise das bases teórico-pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia do Mercosul. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004. p.167-187.

GUIMARÃES, J.A.C.; MIRANDA, F.; SANTOS, I. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: análise e perspectivas de um core curriculum à luz dos avanços teóricos da área de organização do conhecimento. Marília, 2001. v.1. [Relatório de pesquisa].

GUIMARÃES, J.A.C.; RODRIGUES, M.E.F. A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2002, Fortaleza. Dimensão humana, política e econômica da informação. Fortaleza: FEBAB, 2002. (texto digitado, sem paginação).

HERRERO SOLANA, V.; LIBERATORE, G. Visibilidad internacional de las revistas iberoamericanas de Bibliotecología y Documentación. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES, 7., ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais… Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.

LIBERATORE, G.; CORINGRATO, M.; AMERIO, A. Revista Referencias: un análisis de la producción profesional em ByD en la Argentina. Referencias, v.7, n.2, p.38-43, 2002.

LIBERATORE, G.; GUIMARÃES, J.A.C. Panorama del análisis documental de contenido en el Cono Sur Americano. In: CARIDAD SEBASTIÁN, M.; NOGALES FLORES, J. T. (Org.). La información en la posmodernidad: la sociedad del conocimiento en España e Iberoamerica. Madrid: Editorial universitaria Ramón Areces, 2004. Cap. 11, p. 129-141.

MENEZES, P.J. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise de capacitação científica docente como subsídio ao delineamento de políticas integradas para a área. 2003. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso – Biblioteconomia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

MOYA ANEGÓN, F.; HERRERO SOLANA, V. Visibilidad internacional de la produción científica iberoamericana en Biblioteconomía y Documentación (1991-1999). In: ENCUENTRO DE EDIBCIC, 5., 2000, Granada. Actas... Granada: Universidad de Granada: Facultad de Biblioteconomía y Documentación, 2000. p.341-370.

MUELLER, S.P.M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B.V.; KREMER, J.M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. Cap. 1, p. 21-34.

POBLACIÓN, D.A. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.3, p.243-246, 1992.

POBLACIÓN, D.A. Produção científica: literatura cinzenta da área de Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília; Brasília, v.19, n.1, p.99-112, 1995.

POBLACIÓN, D.A. Projeto “Produção científica: características das comunidades científicas brasileiras da área de Ciência da Informação segundo parâmetros cienciométricos”. São Paulo, 2001. [Relatório de pesquisa].

RANGEL, M. Reflexões sobre o trabalho docente: significados do conhecimento, da pesquisa, da representação social. Educação Brasileira, Brasília, v. 20, n. 40, p. 109-124, jan./jun. 1998.

SANTOS, I.S. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: análise comparativa da bibliografia utilizada. Marília, 2001. 268p. Trabalho de Conclusão de Curso – Biblioteconomia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.

SANZ CASADO, E. Resultados del proyecto Estudios Bibliométricos de la Actividad Investigadora en el área de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y VI ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 7., 2004, Mar del Plata. Anais… Mar del Plata:Universidad Nacional de Mar del Plata - Facultad de Humanidades - Departamento de Documentación, 2004. 1 CD-ROM.

SLEIMEN, S. Algunos aportes para una propuesta de control operativo de la labor docente. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y VI ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 7., 2004, Mar del Plata. Anais… Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-Rom.

SMIT, J.W.; DIAS, E.W.; SOUZA, R.F. Contribuição da Pós-graduação para a Ciência da Informação no Brasil: uma visão. DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação, v.3, n.6, dez. 2002. Disponível em <http://www.dgz.org.br/dez02/Art_04.htm>. Acesso em: 10 fev. 2003.

TARGINO, M.G. Novas tecnologias e produção científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos? DataGramaZero–Revista de Ciência da Informação, v.3, n.6, 2002. Disponível em:<http://www.dgzero9.org/dez02/Art01.htm>. Acesso em: 2 fev. 2003.

VALENTIM, M.L.P.; GUIMARÃES, J.A.C. Diretrizes políticas e estratégicas para a formação docente voltadas à pesquisa e à extensão: Brasil. WITTER, G.P. O ambiente acadêmico como fonte de produção científica. Informação & Informação, Londrina, v.1, n.1, p.22-26, 1996.

Downloads

Publicado

25-05-2005

Como Citar

Coelho DANUELLO, J. ., & Chaves GUIMARÃES, J. A. . (2005). PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE EM TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO MERCOSUL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. Transinformação, 17(2), 1–16. Recuperado de https://puccampinas.emnuvens.com.br/transinfo/article/view/6354

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS